Smartphones HTC podem ser proibidos na Alemanha
HTC pode ser impedida de vender smartphones com 3G na Alemanha. Aviso foi feito pela empresa de patentes alemã IPCom.
A HTC pode ver as vendas dos seus smartphones serem proibidos na Alemanha. Isto porque a IPCom, empresa de patentes alemã, ordenou que a empresa do Taiwan parasse a venda dos seus smartphones com UMTS na Alemanha, com risco de a HTC sofrer várias multas. A notícia avançada pelo The Guardian cita a IPCom em comunicado: «se a HTC não cumprir, e continuar a vender dispositivos com UMTS, a IPCom vai iniciar a chamada “Zwangsgeldverfahren” da lei alemã, que vai resultar em multas até que cumpra».
A HTC referiu que a batalha legal não tem impacto no negócio na Alemanha porque a injunção refere-se apenas a um dos dispositivos – que já não é vendido no país – e que os restantes dispositivos UMTS foram modificados.
Bernhard Frohwitter, CEO da IPCom, respondeu à HTC dizendo «a verdade é esta: a patente em questão é válida e a decisão do tribunal de Mannhein, em voga desde Fevereiro de 2009, refere-se a todos os HTC com tecnologia 3G». O The Guardian refere ainda que a batalha legal, aliada ao aviso da HTC, não vai aumentar os ganhos do último trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado, o que desacredita a empresa e, consequentemente , leva a uma queda de 30% nas acções em menos de duas semanas.