A solução usa animações em GIF para representar, no ecrã do telemóvel, movimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este é um resultado do Projecto Rybená («comunicar», no idioma xavante) e institui para este público específico a comunicação bidirecional com envio e recepção de sms.
As mensagens ditadas ou redigidas pelo emissor serão enviadas pela rede do operador para o servidor do DFJUG, onde serão descodificadas, transformadas em Libras e depois encaminhadas novamente para a rede de telefonia, chegando ao terminal do utilizador deficiente por sms na forma de uma animação.
Na apresentação, Daniel de Oliveira, membro do DFJUG, informou que 66% do banco de gestos básicos da linguagem de sinais já foram traduzidos para GIF animado. Disse também que o sistema vai suprimir uma limitação de parte dos 6 milhões de portadores de alguma deficiência auditiva no Brasil, que é o analfabetismo. É que «de acordo com o IBGE, 30% da comunidade de surdos é analfabeta», declarou.
Daniel de Oliveira explicou ainda que o sistema também pode ser usado como tradutor: a informação em GIF seria enviada de volta para o terminal em que teve origem a chamada.