SMS ajudam a deixar de fumar

As SMS podem ajudar os fumadores a largar o vício, de acordo com uma investigação recente. Uma equipa de investigadores da Universidade de Oregon, Estados Unidos, realizou um estudo e concluiu que SMS “chatas” podem ser uma forma barata de ajudar a alterar comportamentos indesejados.
Os investigadores realizaram dois estudos distintos que envolveu um grupo de 27 fumadores – o primeiro monitorizou três regiões do cérebro envolvidas no controlo de impulsos, tendo sido pedido aos fumadores que descrevessem as suas necessidades, mudanças de humor e padrões de fumar. Os pulmões e urina também foram examinados para verificar os indícios de vício.
No segundo teste, os fumadores foram monitorizados durante três semanas, tendo sido bombardeados com SMS “check-ins” 8 vezes por dia.
O estudo, que vai ser publicado esta semana no jornal académico Health Psychology, provou que as SMS podem ser um método user friendly e low cost, para medir hábitos de saúde em tempo real, de acordo com os investigadores. Enviar SMS pode ser o mecanismo ideal para intervenções, porque é low-cost, a maioria das pessoas já possui equipamento que permita isso e as mensagens podem ser entregues quase instantaneamente em várias situações reais, refere a equipa.
Os cientistas descrevem largar um hábito indesejado – como fumar – como uma guerra que consiste numa série de conflitos momentâneos de auto-controlo. Por outras palavras, receber várias SMS ‘chatas’ durante o dia pode ajudar no auto-controlo.
A contenção de outros vícios, como o alcoolismo, pode beneficiar desta monitorização também. A pesquisa prova ainda, adicionalmente, que alterar comportamentos indesejados requer um nível constante de suporte crítico – seja por parte de um profissional, ou através de SMS.
Recorde-se aqui de outros comportamentos indesejados prevenidos por SMS.
Fonte: Mobiledia