SMS ajudam a deixar de fumar
Os fumadores da região francesa de Saône-et-Loire vão receber SMS personalizadas para os ajudar a combater a dependência do tabaco, a partir de um acordo estabelecido entre a Caixa Básica de Assistência na Doebnça (CPAM) daquela região e o operador móvel Orange.
A partir já deste mês, um grupo de “fumadores voluntários e com vontade de deixar de fumar” vai ser alvo de um programa de acompanhamento que inclui mensagens escritas: durante 12 semanas, os voluntários vão receber SMS personalizadas segundo a sua idade, sexo e nível de dependência do fumo.
Várias centenas de mensagens-tipo foram definidas pelos especialistas da CPAM, com o apoio de toxicologistas e do departamento de marketing da Orange. E o seu conteúdo respeita três vectores: conselhos, como citações de ex-fumadores (por exemplo “Deixar de fumar é nunca mais tocar num cigarro”); alertas; e consequências benéficas (por exemplo “10 anos após o seu último cigarro, o seu risco de cancro do pulmão é duas vezes menor do que o de um fumador”).
A CPAM fará, dentro de alguns meses, uma avaliação da eficácia desta campanha experimental por forma a decidir por um eventual alargamento a um público maior.