Skip to main content

SMS lideram receitas

Mas downloads ganham mais peso.

O mesmo estudo prevê, no entanto, o aumento de outros serviços de dados, tal como o download de toques, de logótipos e de jogos, na sequência do desenvolvimento da 3ª geração de plataformas móveis.

As vendas globais de toques de telemóvel atingiram 4 mil milhões de dólares em 2004, de acordo com a mesma consultora. O desenvolvimento neste mercado passou pela rápida transição dos toques monofónicos para os toques polifónicos. Os toques semelhantes às músicas originais começaram a surgir à medida que telemóveis com esta funcionalidade se foram difundindo.

Durante o ano passado, assistiu-se na Europa ao crescimento do mercado de jogos de telemóveis transferidos da Internet, além de que os operadores começaram a adoptar novas tecnologias de jogos como multiplayer e jogos 3D. E tanto os serviços de música móvel como os serviços de vídeo e televisão móvel assistem a desenvolvimentos de conteúdos interessantes.

Os operadores procuram satisfazer um conjunto de necessidades de serviços nos seus portais, mas têm dificuldade em satisfazer todos os seus clientes. Por exemplo, certos serviços como os «conteúdos para adultos» são geridos pelos operadores de forma a não prejudicar a sua imagem.

Como em qualquer produto digital, existem algumas diferenças entre a distribuição de conteúdos móveis e a distribuição de produtos de hardware, tal como os aparelhos de telemóvel e acessórios. A principal vantagem na distribuição de conteúdos consiste na possibilidade de acesso directo aos mercados. Estima-se que 95% da distribuição de conteúdos móveis seja feita directamente por SMS, por resposta de call centre, por portais móveis ou web.

Os intervenientes da Cadeia de Valor dos conteúdos móveis, como fornecedores de conteúdos, operadores e detentores de marcas, deparam-se com a dificuldade de colocar itens como jogos ou música em locais de venda em massa, nomeadamente em centros comercias. Uma das soluções para este problema é a adopção de quiosques multimédia em lojas a retalho, para que os consumidores possam pesquisar e comprar online, usando um ecrã e transferindo os conteúdos para os seus telefones através do Bluetooth.

Um dos formatos emergentes para a distribuição de conteúdos móveis, de música e de jogos, é a utilização de cartões a serem introduzidos em telemóveis equipados com o devido leitor do cartão.