SMS mais censuradas

China aperta de novo o cerco às comunicações privadas.

Pequim anunciou que os 200 milhões de utilizadores de telemóvel com cartão pré-pago vão ter de registar-se rapidamente. É que a nova regulamentação entra em vigor antes memso do final do ano e que não se registar perante o seru operador terá, simplesmente, a linha cortada, segundo apontou o jornal «China Daily».

Esta medida vem na sequência de outra já tomada há cerca de um mês pelo Governo chinês e que visava igualmente restringir a troca de SMS (saiba mais clicando aqui).

Mas, desta vez, refere-se que a nova regulamentação tem por objectivo «verificar o utilizador, sendo a intenção a de acabar com as fraudes telefónicas e as transmissões não autorizadas», mas menciona-se expressamente a difusão de conteúdos políticos como um dos «perigos» dos telemóveis não registados.

De acordo com a imprensa oficial, a medida visa igualmente resolver uma situação injusta que consiste no facto dos utilizadores de telemóveis com assinatura mensal estarem registados, enquanto que os de cartão pré-pago não estão.