SMS`s para Timor

A TMN é o primeiro operador móvel nacional a disponibilizar o envio e recepção de mensagens escritas para a rede móvel timorense.

A operabilidade da rede móvel timorense sempre esteve a cargo da australiana Telstra, empresa igualmente responsável pelo roaming no território. Acontece que os responsáveis da operadora australiana decidiram retirar o seu equipamento da ilha, em finais de Fevereiro, deixando por alguns dias os utilizadores…sem rede. Um episódio que só veio acelerar a implementação da rede móvel da Timor Telecom, inaugurada nos primeiros dias de Março.

Mesmo tendo perdido o roaming de voz com o território – ainda que temporariamente -, a TMN considerou essencial avançar com a interoperabilidade SMS entre os dois países, assinalando um marco histórico nas comunicações timorenses: Portugal, através da TMN, é o primeiro país a conseguir o envio e recepção de mensagens escritas com Dili e arredores.

Uma operação que não tem sido fácil desde o início, uma vez que a implemnetação da rede móvel naquele território foi marcada pela queda de um avião, perto de Baucau, que transportava material essencial para a parte de sistema rádio da rede GSM. Toda a plataforma utilizada na construção das infra-estruturas pertence à PT Inovação e todo o serviço é baseado em cartões pré-pagos.