• Início
  • Mobile
  • Só no Japão: o primeiro telemóvel equipado com refrigeração líquida

Só no Japão: o primeiro telemóvel equipado com refrigeração líquida

Digam adeus aos telemóveis que simplesmente aquecem demasiado.

Só no Japão: o primeiro telemóvel equipado com refrigeração

Chama-se NEC Medias X, vem equipado com um processador quad-core Snapdragon 600 de 1.7 GHz, corre Android 4.2 Jelly Bean e apresenta uma característica muito interessante – um sistema de refrigeração líquida para o processador, o que deverá evitar que o telemóvel aqueça demasiado.

E como conseguiu a empresa obter estes resultados? A NTT DoCoMo – empresa responsável pelo protótipo – terá recorrido a uma folha de grafite colocada muito próxima da placa-mãe. Ao redor do processador encontra-se alojado um tubo, através do qual irá passar o líquido responsável por trazer o calor para outras partes do smartphone, evitando assim a exposição concentrada de uma única área do telemóvel, o que geraria sobreaquecimento.

Em termos de especificações este dispositivo também é interessante, apresentando uma câmara de 13 MP, um ecrã OLED de 4.7 polegadas (com resolução HD, 720p) e suporte NFC.

As probabilidades deste mesmo modelo vir a ser comercializado no mercado europeu são muito reduzidas, mas provavelmente será apenas uma questão de tempo até vermos esta tecnologia adaptada a outros dispositivos.

O que acham da ideia? Deixem-nos o vosso feedback!

Só no Japão: o primeiro telemóvel equipado com refrigeração