NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Fartos de publicidade no Facebook? Podem sempre pagar

Fartos de publicidade no Facebook? Podem sempre pagar

quinta-feira, 07 março, 2013 /
Fartos de publicidade no Facebook? Podem sempre pagar

Não, o Facebook não está a cobrar dinheiro por um serviço livre de publicidade - ainda. Mas estes planos podem estar na mira da rede social de Mark Zuckerberg.

Conhecem aquela lógica de negócio em que um utilizador paga para usufruir de um serviço sem publicidade? Em que a versão gratuita desse mesmo serviço continua acessível, mas com diversos anúncios publicitários espalhados pela interface? O Facebook certamente conhece e poderá, inclusive, estar a contemplar uma estratégia semelhante para o futuro.

Na origem desta informação está uma patente submetida pela rede social de Mark Zuckerberg, que faz referência a um sistema pago de personalização de perfil e que é descrito como uma forma de substituir publicidade e outros elementos que normalmente são exibidos aos visitantes na página de perfil do utilizador. No BGR é-nos dado como exemplo a exibição de uma foto do utilizador no lugar de um banner de publicidade. Mas este não seria o único benefício para um utilizador que pagasse pelo serviço: o Facebook também permitiria que os utilizadores classificassem os seus amigos, exibissemm mensagens de estado especiais nas suas páginas e usufruíssem de maior liberdade no envio de mensagens para outros utilizadores.

Fartos de publicidade no Facebook? Podem sempre pagar

É um facto que, apesar de manter uma posição interessante no segmento da publicidade, o Facebook tem sido alvo de pressões por parte de Wall Street para rentabilizar os seus mais de mil milhões de utilizadores mensais ativos. Por outro lado, apesar da patente ter sido submetida isso não significa que venha a ter aplicações práticas na experiência de utilização do Facebook.

Seriam capazes de pagar um montante mensal para garantir uma experiência Facebook livre de publicidade? Ou acham que desta forma haveria uma debandada para fora do Facebook, em busca de outras redes sociais?

3,809