NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Optimus ajuda a prevenir incêndios

Optimus ajuda a prevenir incêndios

segunda-feira, 23 outubro, 2006 /
Optimus ajuda a prevenir incêndios Protocolo com Recursos Florestais. O acordo prevê a implementação de um sistema de informação de prevenção florestal com a ligação em rede de 240 postos de vigia, da Rede Nacional de Postos de Vigia.

A ligação entre estes 240 postos de vigia, localizados nas florestas de todo o país, recorre à plataforma de comunicações da Optimus, assegurando deste modo a transmissão eficaz da informação sobre os sinistros, a sua caracterização e o enquadramento no contexto geo-físico, por forma a assessorar a tomada de decisões e reduzir substancialmente os tempos de intervenção, minimizando assim os efeitos negativos dos incêndios florestais.

Com a primeira fase lançada em Julho - envolvendo então a Rede Nacional de Postos de Vigia da DGRF, os Centros Distritais de Operações e Socorro, o Sistema de Gestão de Incêndios Florestais e a aplicação 'Protecção Civil Digital' do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, o acordo é agora alargado, também, aos sapadores da DGRF.

Para o futuro, está previsto o desenvolvimento de um simulador com base nos dados do sistema de informação implementado e na tecnologia GPS, que simulará o comportamento do fogo em condições reais de terreno e meteorológicas, o que ajudará na tomada de decisão aquando da primeira intervenção.
2,810