Skip to main content

Sonaecom mantém Optimus Home

Mas muda venda para pré-registo.

A Sonaecom «vai lançar hoje um pré-registo para o Optimus Home, o que significa que não há custos para o cliente até haver lugar à prestação do serviço», explicou Paulo Azevedo.

A promoção do produto foi ainda reforçada, com a empresa a oferecer aos clientes o valor total do telefone (69,90 euros) em chamadas, em vez dos 15 euros inicialmente oferecidos. Esta foi a forma encontrada pela holding de telecomunicações da Sonae para manter o novo telefone fixo no mercado, depois da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ter anunciado que iria obrigar a Sonaecom a retirar o produto do mercado.

A Sonaecom já pediu uma audiência de emergência com a entidade reguladora para perceber as razões da Anacom em pedir a suspensão do produto e prestar todos os esclarecimentos. A empresa «estudou com muito detalhe antes de lançar o Optimus Home e está confiante que cumpre todos os requisitos». Por isso, ficou surpreendida com a decisão, segundo adiantou Paulo Azevedo, que afirma haver no mercado outros produtos, incluindo um produto da Portugal Telecom – o PT Mobiles – que usa tecnologia móvel (GSM) e tem uma numeração fixa.

A Anacom argumenta que, usando o telefone com tecnologia GSM, não pode ter um número do Plano Nacional de Numeração, que tem um prefixo começado por 2.

O presidente da empresa diz também ter ficado surpreendido com o facto de não ter sido ouvido antes da decisão da Anacom. «É difícil entender que o regulador alegue interesse público para não ouvir a Sonaecom antes de tomar a decisão. Se há produto que defende o interesse público é o Optimus Home, por criar uma verdadeira concorrência no mercado das infra-estruturas fixas», salientou.

A empresa está confiante que conseguirá chegar a acordo com a Anacom, mas alerta que não aceitará «cobrar muito mais ao cliente».

A Sonaecom cobra 5 cêntimos por minuto em chamadas para a rede fixa e 33 cêntimos para a rede móvel. Os preços só conseguem ser tão baixos porque o telefone tem numeração fixa, apesar de usar também a rede móvel.A empresa poderia lançar o produto com o prefixo 93 mas, como as tarifas de terminação móveis são reguladas, quem ligasse para o cliente pagaria o preço de uma chamada móvel.