O grupo finlandês de telecomunicações, a Sonera, anunciou um forte desinvestimento na 3ª Geração europeia, em virtude de profundas mudanças na estratégia da empresa.
Aquando do anúncio dos resultados relativos aos últimos nove meses, a Sonera afirmou que iria reduzir os seus investimentos nas suas operações 3G na Alemanha, Itália e Espanha numa tentativa de reduzir custos e riscos.
Tal como já foi noticiado no início deste mês, a empresa não irá investir mais no Group 3G, a sua joint-venture alemã com a Telefonica Moviles. A esperança residia na venda de parte da sua participação à Telefonica, mas até agora o seu parceiro espanhol recusou-se a fazê-lo. Também em Espanha e em Itália, a Sonera apenas irá cumprir os requisitos mínimos das licenças UMTS.
Na semana passada o seu consórcio espanhol para o 3G, a Xfera, anunciou que irá suspender temporariamente a aplicação da sua rede, bem como o fornecimento de serviços móveis de segunda geração devido ao facto do governo espanhol não ter concedido licença para tal.