Sony «dá» música à Vodafone

Novo serviço chega em breve a Portugal.

A Vodafone anunciou ter assinado uma parceria com a Sony NetServices para o serviço Vodafone Radio DJ, que vai oferecer canais de rádio personalizados aos utilizadores de telemóveis 3G e computadores.

«Os clientes terão acesso a centenas de milhares de músicas, tanto de faixas populares como de versões em catálogo, das maiores editoras do mundo e muitos selos independentes», afirmou a Vodafone em comunicado.

O grupo britânico tenta desta forma aumentar as receitas para recuperar os biliões de dólares de investimento na terceira geração, já que a crescente concorrência está a forçar a descida dos preços das ligações telefónicas.

A Vodafone revelou que um factor especial do novo serviço é o sistema de personalização, que permite ao utilizador customizar canais de rádio segundo os seus gostos pessoais carregando na tecla que indica «gosto» ou «não gosto» enquanto ouve uma música.

Se o utilizador pressionar o «não gosto», a música passa para a faixa seguinte e a classificação da Sony garante que os canais de rádio seguintes evitem músicas similares às rejeitadas.

A Vodafone, que pretende lançar o serviço em Portugal e outros cinco países da Europa nos próximos meses, acrescentou que vai cobrar uma assinatura mensal para fornecer o serviço de músicas ilimitadas no telemóvel e no computador.

Além de Portugal, os primeiros contemplados serão a Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. Até ao fim do ano, o serviço será alargado a mais de 20 países em todo o mundo.