Skip to main content

Sony e Ericsson reforçam joint-venture

A Sony e a Ericsson vão reforçar financeiramente a joint-venture que formaram para atacarem o mercado de forma mais agressiva.

A Sony e a Ericsson anunciaram hoje que vão fazer um aumento de capital conjunto na joint-venture de telemóveis. Em partes iguais para cada uma das duas empresas, a SonyEricsson Mobile Communications AB (SEMC) vai receber um reforço financeiro no valor de 300 milhões de euros para revitalizar a sua estrutura de capital e para criar um forte suporte à política de expansão que se avizinha. Pelo menos, foi neste termos que as multinacionais sueca e japonesa lançaram um comunicado a partir de Tóquio e Estocolmo.

Até ao final do primeiro trimestre deste ano, isto é, até 31 de Março de 2003, a Sony Ericsson irá receber 150 milhões de cada um dos seus proprietários. “Uma injecção de capital que representa o compromisso contínuo da Sony e da Ericsson neste projecto de joint-venture”, aponta o referido comunicado.

Foram, também, anunciados os resultados referentes ao último trimestre de 2002, com 7.1 milhões de unidades expedidas, o que representou um crescimento de 42% em relação ao trimestre anterior. Em termos de vendas líquidas, o valor registado pela SonyEricsson chegou aos 1.235 milhões de euros e resultou num lucro antes de impostos de 77 milhões de euros e de 69 milhões depois de imposto (lucro líquido).

Segundo estimativas do próprio consórcio, a SonyEricsson vendeu para o mercado cerca de 395 milhões de telemóveis, contra os 390 milhões registados em 2001. Um crescimento insignificante, mas que a marca espera superar com os 435 milhões de unidades que prevê como meta para 2003.