Sony Ericsson aposta nos «práticos»

Dois novos telemóveis para quem quer bom e bonito sem procurar topo-de-gama.

A Sony Ericsson apresentou dois novos terminais para utilizadores «práticos» de todas as idades, definindo este segmento como um grupo distinto de utilizadores “que procura, em marcas de confiança, produtos com design, de qualidade e de fácil utilização mas que, ao mesmo tempo, não precisam de um telemóvel topo-de-gama porque o seu estilo comunicacional predominante é a voz».

O terminal J200 é direccionado principalmente para o mercado chinês e do Pacífico Asiático e estará disponível durante o último trimestre de 2004; o T290 será lançado na mesma região, no início de 2005 – a tempo da tradicional oferta do Novo Ano Chinês – mas, posteriormente, estará disponível no mercado europeu, durante o primeiro trimestre de 2005, com a referência T290i.

«O J200 e o T290 são denominados terminais ´rich entry-level´ com o estilo clássico e elegante característico de toda a gama de produtos Sony Ericsson», refere Jan Wäreby, Corporate Executive Vice-President e Head of Sales and Marketing. Em comunicado divulgado pela joint-venture sueco-nipónica, aquele responsável aponta que «os clientes que compram estes produtos procuram qualidade, simplicidade e uma boa relação preço/qualidade. As principais funcionalidades utilizadas por estes clientes são as chamadas de voz e o serviço SMS para comunicar com amigos e família. Quem tem pequenos negócios independentes também se pode sentir atraído por estes produtos pela forma rentável que lhes permitem manter o contacto com os clientes enquanto estão fora do escritório».

O J200 (imagem superior) apresenta-se sofisticado, caracterizado pelas suas linhas curvas, estando disponível numa variada gama de cores, com funcionalidade «easy-to-use» de conversação e serviço de mensagens e um ecrã STN a cores 4K (128 x 128 pixels). O seu design elegante e clássico inclui ainda um joystick que permite uma navegação fácil, serviço de SMS com escrita inteligente, EMS e jogos.

O J200 apresenta igualmente um livro de endereços para mais de 200 entradas, calendário, relógio, alarme e 40 toques polifónicos, com uma coluna adicional para tons elevados e distintos, principalmente para quando se estiver na rua.

Por sua vez, o pequeno T290i (imagem lateral), com uma abrangente agenda telefónica, EMS, MMS e jogos, tudo num estilo robusto, também será atractivo para o segmento dos utilizadores «práticos» mas é mais direccionado para os jovens e para aqueles que procuram um telefone com uma boa relação preço/qualidade e que suporte os seus próprios negócios. Como principais caracteristicas, o T290i inclui toques polifónicos de 32 tons, ecrã de 4.096 cores, chamadas em conferência pessoais ou profissionais e SMS com escrita inteligente num distinto e ergonómico teclado.

O J200i é um tri-band (900/1800/1900), enquanto o T290 vai estar disponível nas versões dual-band 900/1800 (mercado europeu e chinês) e dual-band 850/1900 (mercado americano). Ambos contemplam GPRS e WAP, mas apenas o J200i possui porta de infra-vermelhos.