Sony Ericsson Xperia Play review

O Sony Ericsson Xperia Play é alvo de uma análise que procura saber se o único telemóvel Playstation do mundo está à altura das expectativas criadas.

O Sony Ericsson Xperia Play foi lançado recentemente e tornou-se uma sensação para muitos amantes de smartphones. Por outro lado, nós no Telemoveis.com aguardávamos com alguma ansiedade este lançamento já que sempre fomos entusiastas da possibilidade de um telemóvel poder ter funcionalidades semelhantes às de uma Playstation, num contexto e formato mobile.

A Sony Ericsson tem lançado alguns modelos com adeptos fervorosos, mas este Xperia Play deve ser o que mais atenções cativou por ser considerado o primeiro telemóvel Playstation do mundo. Combina o poder da mais recente versão Android (2.3 Gingerbread) com as potencialidades que a conectividade 3G pode oferecer, o que significa que os utilizadores vão poder usufruir de uma grande experiência mobile, além da sua jogabilidade.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_07

O Xperia Play será, talvez, o maior lançamento da fabricante depois do Sony Ericsson Xperia Arc, pelo que a fabricante não está a poupar esforços para fazer deste lançamento algo memorável para a marca, para o segmento mobile e para o mundo dos jogos digitais.

Todos os amantes da Sony Playstation aguardaram com alguma expectativa o lançamento deste Sony Ericsson Xperia Play. Logo, como podemos concluir, a pressão das expectativas colocadas sobre os botões deste telemóvel é bastante elevada.

Apesar de parecer fino, o telemóvel não será o mais gracioso quando temos um comando slide inserido nele. E mesmo com o Xperia Play arrumado no bolso continuamos a dar conta da sua presença dentro do nosso bolso. Existem bastantes fanáticos por jogos que ficam colados às suas consolas, então o Xperia Play é uma espécie de satisfação mórbida para essa audiência.

Com um telemóvel playstation portátil podem agora apreciar os seus jogos favoritos a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas não é só de jogos que o Sony Ericsson Xperia é feito, nem será esse o único trunfo para atrair as camadas mais jovens.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_13

Este telemóvel vem também adaptado e integra o melhor das redes sociais, como é o caso do Facebook e do Twitter. Além disso, para quem aprecia vídeos existirá sempre o Youtube, o que pode resultar numa óptima compatibilidade com o largo display do Sony Ericsson Xperia Play.

O que nos lembra de ir até ao….

Display do Sony Ericsson Xperia Play

O display do Sony Ericsson Xperia Play é sem dúvida um dos factores mais atraentes que este telemóvel tem para oferecer, apresentando 4.2 polegadas de ecrã. Sem dúvida o ideal para jogar e ver filmes.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_05

Estamos a falar essencialmente de um dispositivo LED com retroluminosidade LCD, touchscreen capacitivo e 16 milhões de cores em toda a sua glória, distribuídas por 480 x 854 pixels de resolução. Os controlos de jogo são sensíveis ao toque, o que facilita aos jogadores controlarem as acções mesmo com um toque mais suavizado.

Outras funcionalidades a destacar no display incluem um sensor de proximidade, para se desligar automaticamente, e o sensor acelerómetro. Além dessas funcionalidades, o display é bastante agradável esteticamente e sob qualquer ângulo.

O Aspecto do Sony Ericsson Xperia Play

O Sony Ericsson Xperia Play tem um aspecto cool e muito polido. As medidas são de 119 x 62 x 16 mm, pesando 175 gramas. Graças ao display de 4.2 polegadas estamos perante um telemóvel grande e, para o utilizarmos, é mais prático utilizarmos as duas mãos.

No entanto, tendo em conta que estamos perante um telemóvel direccionado para jogos, não nos podemos queixar. Os botões Playstation estão incluídos num slide pad.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_02

Os botões debaixo do display dizem respeito às principais funções do telemóvel e são sensíveis ao toque. O logotipo da Sony Ericsson está disponível no topo do display e na parte de trás do telemóvel, que também inclui a lente da câmara, enquanto que de lado temos os botões para ajustarmos o volume do telemóvel.

Rede e conectividade do Sony Ericsson Xperia Play

Como sempre, estas são as principais funcionalidades de um telemóvel. Sem o suporte destas funções tão básicas o telemóvel, por mais sofisticado que seja, torna-se inútil. Com o Sony Ericsson Xperia Play, os utilizadores têm acesso às redes 2G e 3G, podem usufruir de WiFi e transferir dados graças à conectividade microUSB (2.0) e Bluetooth (2.1)

Em resumo, o Sony Ericsson Xperia Play tem o essencial no que diz respeito a rede e conectividade.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_09

Câmara e Memória no Sony Ericsson Xperia Play

Uma boa capacidade de armazenamento é extremamente importante para qualquer smartphone. Quando o dispositivo é feito especialmente para apreciarmos jogos de gama elevada, precisa de ter uma capacidade de armazenamento acima da média.

Neste caso, o Sony Ericsson Xperia Play vem equipado com um cartão microSD que permite aos utilizadores expandirem a memória até 23GB. Quanto à memória interna, já permite guardar uma base de contactos ilimitada. Além disso, estamos perante um smartphone com inúmeras capacidades multimédia.

A câmara de 5 Mp está ao nível de muitos outros modelos recentes (incluindo o Samsung Galaxy SL), traz.flash LED e auto focus. A resolução das imagens é de 2592 x 1944 pixels e permite gravar vídeos em WVGA.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_10

Música e vídeo no Sony Ericsson Xperia Play

As restantes funcionalidades multimédia também são interessantes. Neste caso o telemóvel trouxe um leitor de música e vídeo já integrado que pode correr diversos formatos áudio (Mp3, eAAC+, WMA, WAV) e vídeo (MP4, H.263, H.264, WMV). Com todas as especificações mencionadas, o Sony Ericsson Xperia Play é claramente um dos modelos mais interessantes a sair este ano.

Conclusões sobre o Sony Ericsson Xperia Play

É claramente um smartphone multifacetado, apesar de especialmente dirigido a um público que aprecie jogos e mobilidade multimédia. O único problema a apontar neste caso é o preço, que o torna pouco acessível (600 euros), ainda para mais tendo em conta o actual contexto económico que vivemos.

Se por um lado já muitos se encontram relutantes em pagar a mesma quantia por uma consola, imaginamos que seja mais complicado com um smartphone. No entanto, e a favor do Sony Ericsson Xperia Play, devemos dizer que se trata de um dos telemóveis mais completos actualmente, com muito para oferecer.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_review_03

Traz a última versão do Android, tem à disposição milhares de aplicações no Android Market (e a partir de agora vai ter um canal próprio da Sony Ericsson para disponibilizar aplicações para os seus telemóveis), vem munido de capacidades e funcionalidades multimédia e oferece uma experiência de jogo incomparável neste segmento.

O experiência mais próxima já se situa no mundo das consolas portáteis e, mesmo assim, sempre com as suas contrapartidas à mistura. A seguir ao Samsung Galaxy S 2 este será, provavelmente, um dos modelos que mais nos cativou por cá e cuja experiência de utilização se revelou muito agradável e compensadora.