Sony Xperia M4 Aqua – Análise
*Ver características técnicas do Sony Xperia M4 AquaSony Xperia M4 Aqua
Sony Xperia M4 Aqua: ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA
O Sony Xperia M4 Aqua faz parte de uma linha de equipamentos da Sony que representa uma fórmula claramente vencedora no que ao design diz respeito, já que grande parte dos dispositivos fabricados pela gigante japonesa nos últimos tempos não são significativamente diferentes em termos de aparência, revelando assim uma aposta ganha neste segmento.
Com uma tela de 5” polegadas, o Sony Xperia M4 Aqua, detém os principais botões tátcteis na parte inferior do ecrã, correspondentes às opções de retroceder, ecrã inicial e multitarefa. Os botões físicos dizem respeito à câmara – situado na parte inferior da lateral direita – assim como os botões de bloqueio/desbloqueio de ecrã e volume, localizados na mesma lateral. Ainda na mesma localização temos a entrada para dois cartões nano SIM, ao passo que na lateral oposta apenas se situa a entrada para cartão microSD.
Por fim, nas extremidades e na traseira situam-se a entrada para jack 3.5 (parte superior), a coluna de som (parte inferior) e por fim a câmara principal de 13 megapíxeis, localizada na traseira do equipamento.
Tendo em conta as dimensões do dispositivo o peso é bastante leve, de apenas 136 gramas, ao passo que a espessura também é relativamente pequena, de apenas 7.3 milímetros, o que no cômputo geral acaba por tornar agradável a experiência de utilização do dispositivo.
A construção do M4 Aqua assenta em policarbonato e vidro, e vem com certificação IP65/IP68 para resistência à água e poeira, factor que testámos com bastante sucesso. Mas já lá vamos.
Relativamente ao ecrã, este tem resolução HD (720 x 1280p) com uma densidade de píxeis na ordem dos 294 ppi, o que lhe confere uma qualidade de imagem razoável. As cores são densas e o contraste é evidente, apesar de que um ecrã Full HD seria de facto o complemento perfeito.
Outra grande vantagem do Xperia M4 Aqua é realmente a sua capacidade de resistência à água, o que torna a limpeza do equipamento bastante simples: basta imergi-lo e deixar que o processo se desenrole por si. Ou ainda, claro está, a possibilidade de tirar fotografias debaixo de água.
O Sony Xperia M4 Aqua vem equipado com uma câmara principal de 13 megapaíxeis e uma secundária/frontal de 5, especificamente direcionada para as famosas selfies e com várias opções de personalização. Vejamos como a câmara principal se comportou, perante os dois contextos mais comuns: de dia e de noite.
Como é visível, a qualidade evidenciada pela câmara está seguramente acima da média. Os detalhes da paisagem estão bem patenteados, assim como a sua sensação de profundidade, contraste de cores e saturação. Outra característica corresponde à quase insignificante perda de qualidade da imagem quando se faz zoom na mesma, o que poucos smartphones conseguem fazer.
Por fim, retirámos uma fotografia à mesma paisagem mas em período nocturno, de forma a averiguar o comportamento da câmara no que à absorção de luz diz respeito. Através da imagem acima, podemos concluir que a qualidade das fotografias retiradas à noite é bastante razoável, devido não só à câmara em si como também a todo o software que a Sony incorporou nesta componente.
De forma a testar as capacidades do Xperia M4 Aqua, foram analisadas três diferentes vertentes: reprodução de vídeos em alta-definição, reprodução de jogos com altas exigências gráficas e, por fim, qualidade de navegação na internet.
A nível de visualização de vídeos em HD e Full HD, nada a apontar. O equipamento comportou-se bastante bem, não tendo evidenciado nenhum entrave significativo, conseguindo reproduzir os vídeos com qualidade e fluidez. Já a respeito da reprodução de jogos, o Xperia M4 Aqua também não demonstrou dificuldades evidentes, tendo-se conseguido desembaraçar de forma mais que razoável ao reproduzir o Asphalt 8, um conhecido jogo de corridas com gráficos exigentes.
A navegação na internet também se mostrou excelente, com o Xperia M4 Aqua a conseguir abrir vários separadores com conteúdos de diferentes dimensões em simultâneo, sem comprometer a fluidez e eficácia da navegação.
Equipado com um Qualcomm Snapdragon 615 Octa-Core (Quad-Core a 1.5 GHz + Quad-Core a 1.0 GHz) com arquitectura de 64 bits, espera-se que o Sony Xperia M4 Aqua não evidencie quaisquer dificuldades em termos de sistema operativo, nomeadamente no que respeita à rapidez e estabilidade do mesmo.
A memória RAM do Sony Xperia M4 Aqua fica a cargo de 2 GB, ao passo que o armazenamento interno se fixa nos 8 GB com possibilidade de expansão via microSD até uns impressionantes 128 GB.
Em relação à memória RAM, 2 GB já constituem um standard na indústria dos smartphones de gama média/alta, não nos surpreendendo desta forma a sua inclusão no Xperia M4 Aqua. Como seria de esperar, o equipamento conseguiu desenvencilhar-se com múltiplas aplicações abertas ao mesmo tempo, alternando entre as ditas sem qualquer esforço, comprovando que os 2 GB presentes chegam e sobram para uma utilização minimamente exigente.
As opções de conectividade presentes no Sony Xperia M4 Aqua correspondem àquelas que seriam de esperar tendo em conta o preço e a gama do equipamento: as óbvias opções de ligação Wi-Fi e Bluetooth v4.1, assim como conectividade 4G LTE e ainda a agradável surpresa proporcionada pela integração de tecnologia NFC (Near Field Communication), constituem as hostes no que a opções de conectividade diz respeito.
Resumindo e concluindo, o Sony Xperia M4 Aqua é sem dúvida um belo equipamento. Tratando-se de um dispositivo direcionado para uma gama intermédia/alta do mercado, as especificações e características que apresenta – salvo algumas excepções – podem ser consideradas de “luxo”, como tecnologia NFC, o processador Snapdragon 615 Octa-Core, ou ainda a certificação IP65/IP68, que permite a imersão do equipamento até 1.5 metros com uma duração limitada a 30 minutos.
PREÇO:
Prós:
Contras:
Siga-nos no Instagram!