SonyEricsson K300i

Opção com um interesse reforçado pelo preço e pelas vantagem das suas possibilidades multimédia face à concorrência, num segmento em que claramente toma a dianteira…

SonyEricsson K300i

CARACTERÍSTICAS
Ecrã
: STN. Resolução 128 x 128 pixéis, a 65 535 cores.
Dimensões : 9,99 x 4,52 x 1,94 cm. 85 gramas de peso.
Câmara : Resolução máxima 640×480 pixéis, com gravação de vídeo.
Multimédia : Polifónico a 40 tons. Inclui leitor de media (formatos .mp3, .wav, midi e vídeo .3gp). Suporta Java.
Messaging: SMS, MMS, e-mail e browser WAP.
Conectividade: Inclui porta de infravermelhos e suporte de cabo RS232.
Redes : Tripla banda GSM (900 + 1800 + 1900 MHz) c/ GPRS.
Memória: 12 MB.
Bateria : Lítio BST-35, de 700 mAh.

O melhor: Desenho, possibilidades multimédia e da câmara, preço.
O pior: Memória limitada a 12 MB, ecrã STN.
Conclusão: Excelente retorno pelo dinheiro.

A SonyEricsson apresentou-se em 2005 com um portfolio invejável em que houve espaço para o reforço do segmento dos modelos económicos nos quais este K300i se posiciona com uma relação qualidade/preço ímpar, como versão scaled down do K500i – este com maior ecrã e menor espessura mas de resto similar em funcionalidades.

A genética leva-nos ainda a situar o K300i como sucessor do T610, modelo anterior, com um visual entretanto gasto pela exposição, mas seu primo claro, sobretudo no que à disposição das teclas diz respeito.

SonyEricsson K300iDesenho

É desde logo no plano do desenho que se pode afirmar que a SonyEricsson fez um excelente trabalho. Num modelo com 99.9 x 45.2 x 19.4 mm e 85 gramas de peso, compacto o suficiente para caber na mão, salta à vista a combinação harmoniosa dos tons prata-alumínio ora com uma versão escura e sóbria de azul eléctrico (modelo Visual Blue, o nosso preferido), ora com o cinzento (modelo Smooth Silver).

Servido por um conjunto de 12 botões alfanuméricos, cuja extensão e espessura permitem uma integração discreta no corpo do terminal, o K300i trás ainda um décimo terceiro botão, redondo, sito no canto inferior esquerdo, que tem como função servir de atalho à função WAP.

Sob o ecrã (STN 128×128 pixéis em 65.536 cores) estão presentes as duas teclas para navegação nos menus, o para regressar a trás e anular, bem como um pequeno mas eficiente joystick. Lateralmente, apenas existe um botão: de atalho para acesso à câmara.

No topo encontramos o botão para ligar/desligar, ao lado de uma porta de infra-vermelhos, com que quase se confunde, no seu tom negro.

Na parte de trás do modelo, em cima, encontramos um altifalante que deixa escapar o som por entre uma grelha de «furos» redondos, sobre a qual se situa a lente da câmara e um pequeno espelho côncavo com a função de auxiliar o auto-retrato.

Quanto à interface do software, o menu principal agrupa, numa grelha de 3 por 3 ícones, nove opções fundamentais: Câmara, Serviços Internet, Entretenimento, Gestor de ficheiros, Mensagens, Gestor Pessoal, Conectividade, Agenda e Definições.

SonyEricsson K300i

Multimédia & Entretenimento

O preço competitivo porque é oferecido o K300i tem um custo que passa pelo emprego de um ecrã STN por contraponto aos TFT; pela inclusão de uma câmara com resolução máxima VGA (640 por 480 pixéis) contra o megapíxel de outros modelos mais dispendiosos; e pela omissão do bluetooth em prol do irDa.

Não obstante, o STN empregue exibe uma qualidade suficiente, favoravelmente comparável por exemplo com a norma dos Philips – marca que os utiliza em abundância. Da mesma forma que, apesar da limitação da resolução, a câmara está dotada da capacidade de gravar clipes de vídeo em dois modos de resolução (176 por 144 e 128 por 96 pixéis) e outros tantos de dimensão: duração máxima ajustada ao volume de dados suportado num MMS e «ilimitada», em função da disponibilidade da memória (12 MB, dos quais 10 disponíveis).

Para o seu segmento, as capacidades multimédia do K300i são assim bastante elevadas, tendo sobretudo presente a riqueza e a diversidade de efeitos e molduras disponíveis para serem aplicadas nas imagens bem como a qualidade excelente do seu altifalante, notória na reprodução de mp3, o que apenas nos acaba por fazer lamentar a ausência de maior memória para explorar o pleno das possibilidades abertas pelo leitor multimédia, que suporta os formatos áudio MP3, MIDI, WAV e de vídeo .3GP.

Exemplos de imagens tiradas com o K300i (clique para ver no tamanho original)

Capturas de ecrã do K300i

O conjunto do software oferecido com cada K300i é complementado com um gravador de memos de voz (passíveis de ser igualmente usados nos MMS) bem como, no plano da gestão da próprio telefone, com um «explorador» das pastas e ficheiros no qual apenas lamentamos que a possibilidade de selecção múltipla destes não seja acompanhada pela facilidade de os enviar «em massa» via infra-vermelhos, tendo este último envio de se processar um a um – o que pode ser penoso.

SonyEricsson K300iNa maioria das categorias das pastas (Imagens, Sons, Vídeos, Temas, Jogos etc.) estão estrategicamente incluídos atalhos de acesso ao portal WAP da SonyEricsson para descarga adicional de conteúdo.

A nível do messaging, a composição tanto dos SMS como dos MMS é assistida pelo sistema de escrita preditiva T9. O telefone incorpora ainda um cliente de correio electrónico, seja de contas POP3 seja IMAP.

As possibilidades de executar comandos por voz são amplas, estendendo-se da marcação ao atendimento até ao sistema «Palavra Mágica», programável para os diversos perfis.

As capacidades do telefone enquanto organizador contemplam um despertador, calendário, gestor de tarefas, bloco de notas, cronómetro e calculadora.

A lista de contactos pode chegar às cinco centenas, com diversos campos de informação, tais como e-mail, URL, bem como a associação de uma foto.

Na ligação por infra-vermelhos a um PC, o modem do K300i, capaz de conectividade GPRS, é automaticamente reconhecido e instalado enquanto tal pelo Windows XP.

SonyEricsson K300i

Bateria & Acessórios

Com o K300i que tivemos em mãos estava incluída uma bateria BST-35 de 700 mAh, que provou durar quatro dias para um uso mediano, tendo a ligação permanente da porta de infra-vermelhos mostrado onerá-la menos do que seria de esperar, tendo presente a experiência com outros modelos. Os valores oficialmente dados pelo fabricante são de até 300 horas em espera e 7 em conversação. A recarga dura cerca de hora e meia.

O número de acessórios para aquisição separada e uso com o telefone é bastante completo, incluindo nomeadamente um par de carregadores de secretária com altifalante incluído, rádio FM e diversas soluções «mãos livres»

SonyEricsson K300i

Conclusão

Telefone com grande usabilidade, tribanda GSM, para o preço que custa, o K300i é uma opção com um interesse reforçado pela vantagem comparativa das suas possibilidades multimédia face à concorrência, num segmento em que claramente vai à frente. Recomenda-se.

SonyEricsson K300i