CARACTERÍSTICAS
Ecrã : STN. Resolução 128 x 128 pixéis, a 65 535 cores.
Dimensões : 9,99 x 4,52 x 1,94 cm. 85 gramas de peso.
Câmara : Resolução máxima 640×480 pixéis, com gravação de vídeo.
Multimédia : Polifónico a 40 tons. Inclui leitor de media (formatos .mp3, .wav, midi e vídeo .3gp). Suporta Java.
Messaging: SMS, MMS, e-mail e browser WAP.
Conectividade: Inclui porta de infravermelhos e suporte de cabo RS232.
Redes : Tripla banda GSM (900 + 1800 + 1900 MHz) c/ GPRS.
Memória: 12 MB.
Bateria : Lítio BST-35, de 700 mAh.
O melhor: Desenho, possibilidades multimédia e da câmara, preço.
O pior: Memória limitada a 12 MB, ecrã STN.
Conclusão: Excelente retorno pelo dinheiro.
A SonyEricsson apresentou-se em 2005 com um portfolio invejável em que houve espaço para o reforço do segmento dos modelos económicos nos quais este K300i se posiciona com uma relação qualidade/preço ímpar, como versão scaled down do K500i – este com maior ecrã e menor espessura mas de resto similar em funcionalidades.
A genética leva-nos ainda a situar o K300i como sucessor do T610, modelo anterior, com um visual entretanto gasto pela exposição, mas seu primo claro, sobretudo no que à disposição das teclas diz respeito.
É desde logo no plano do desenho que se pode afirmar que a SonyEricsson fez um excelente trabalho. Num modelo com 99.9 x 45.2 x 19.4 mm e 85 gramas de peso, compacto o suficiente para caber na mão, salta à vista a combinação harmoniosa dos tons prata-alumínio ora com uma versão escura e sóbria de azul eléctrico (modelo Visual Blue, o nosso preferido), ora com o cinzento (modelo Smooth Silver).
Servido por um conjunto de 12 botões alfanuméricos, cuja extensão e espessura permitem uma integração discreta no corpo do terminal, o K300i trás ainda um décimo terceiro botão, redondo, sito no canto inferior esquerdo, que tem como função servir de atalho à função WAP.
Sob o ecrã (STN 128×128 pixéis em 65.536 cores) estão presentes as duas teclas para navegação nos menus, o para regressar a trás e anular, bem como um pequeno mas eficiente joystick. Lateralmente, apenas existe um botão: de atalho para acesso à câmara.
No topo encontramos o botão para ligar/desligar, ao lado de uma porta de infra-vermelhos, com que quase se confunde, no seu tom negro.
Na parte de trás do modelo, em cima, encontramos um altifalante que deixa escapar o som por entre uma grelha de «furos» redondos, sobre a qual se situa a lente da câmara e um pequeno espelho côncavo com a função de auxiliar o auto-retrato.
Quanto à interface do software, o menu principal agrupa, numa grelha de 3 por 3 ícones, nove opções fundamentais: Câmara, Serviços Internet, Entretenimento, Gestor de ficheiros, Mensagens, Gestor Pessoal, Conectividade, Agenda e Definições.
O preço competitivo porque é oferecido o K300i tem um custo que passa pelo emprego de um ecrã STN por contraponto aos TFT; pela inclusão de uma câmara com resolução máxima VGA (640 por 480 pixéis) contra o megapíxel de outros modelos mais dispendiosos; e pela omissão do bluetooth em prol do irDa.
Não obstante, o STN empregue exibe uma qualidade suficiente, favoravelmente comparável por exemplo com a norma dos Philips – marca que os utiliza em abundância. Da mesma forma que, apesar da limitação da resolução, a câmara está dotada da capacidade de gravar clipes de vídeo em dois modos de resolução (176 por 144 e 128 por 96 pixéis) e outros tantos de dimensão: duração máxima ajustada ao volume de dados suportado num MMS e «ilimitada», em função da disponibilidade da memória (12 MB, dos quais 10 disponíveis).
Para o seu segmento, as capacidades multimédia do K300i são assim bastante elevadas, tendo sobretudo presente a riqueza e a diversidade de efeitos e molduras disponíveis para serem aplicadas nas imagens bem como a qualidade excelente do seu altifalante, notória na reprodução de mp3, o que apenas nos acaba por fazer lamentar a ausência de maior memória para explorar o pleno das possibilidades abertas pelo leitor multimédia, que suporta os formatos áudio MP3, MIDI, WAV e de vídeo .3GP.
Exemplos de imagens tiradas com o K300i (clique para ver no tamanho original)
|
|||||||||
O conjunto do software oferecido com cada K300i é complementado com um gravador de memos de voz (passíveis de ser igualmente usados nos MMS) bem como, no plano da gestão da próprio telefone, com um «explorador» das pastas e ficheiros no qual apenas lamentamos que a possibilidade de selecção múltipla destes não seja acompanhada pela facilidade de os enviar «em massa» via infra-vermelhos, tendo este último envio de se processar um a um – o que pode ser penoso.
A nível do messaging, a composição tanto dos SMS como dos MMS é assistida pelo sistema de escrita preditiva T9. O telefone incorpora ainda um cliente de correio electrónico, seja de contas POP3 seja IMAP. As possibilidades de executar comandos por voz são amplas, estendendo-se da marcação ao atendimento até ao sistema «Palavra Mágica», programável para os diversos perfis. As capacidades do telefone enquanto organizador contemplam um despertador, calendário, gestor de tarefas, bloco de notas, cronómetro e calculadora. A lista de contactos pode chegar às cinco centenas, com diversos campos de informação, tais como e-mail, URL, bem como a associação de uma foto. Na ligação por infra-vermelhos a um PC, o modem do K300i, capaz de conectividade GPRS, é automaticamente reconhecido e instalado enquanto tal pelo Windows XP. Bateria & Acessórios
Com o K300i que tivemos em mãos estava incluída uma bateria BST-35 de 700 mAh, que provou durar quatro dias para um uso mediano, tendo a ligação permanente da porta de infra-vermelhos mostrado onerá-la menos do que seria de esperar, tendo presente a experiência com outros modelos. Os valores oficialmente dados pelo fabricante são de até 300 horas em espera e 7 em conversação. A recarga dura cerca de hora e meia. O número de acessórios para aquisição separada e uso com o telefone é bastante completo, incluindo nomeadamente um par de carregadores de secretária com altifalante incluído, rádio FM e diversas soluções «mãos livres»
Conclusão
Telefone com grande usabilidade, tribanda GSM, para o preço que custa, o K300i é uma opção com um interesse reforçado pela vantagem comparativa das suas possibilidades multimédia face à concorrência, num segmento em que claramente vai à frente. Recomenda-se. Relacionadas |