Sugestão Android: controle a que informações as aplicações podem aceder
Chama-se AppOps, está disponível gratuitamente para Android e simplifica o processo de controlo dos acessos das aplicações instaladas no seu smartphone a dados como localização ou contactos
- Lauro Lopes
- 24/02/2014
- Android, Apps, Mobile
O conceito de monitorização nunca esteve tão presente como nos dias que correm. Se no ano passado as questões foram alavancadas com o escândalo da NSA, o facto de aplicações como o Facebook ou o Skype terem acesso a todos os nossos contactos (além de algumas funcionalidades no smartphone), entre outras informações, pode levantar algumas preocupações.
O Android é uma plataforma que concede aos seus utilizadores liberdade suficiente para controlar o acesso das aplicações a este tipo de informações e, felizmente, existem aplicações como a AppOps que permitem fazê-lo de uma forma simples. O que esta aplicação se propõe fazer é essencialmente monitorizar o comportamento de todas as aplicações instaladas no aparelho de um utilizador, dando-lhe a opção de controlar os acessos das mesmas às suas informações. Este processo está disponível no smartphone sem a necessidade de instalar esta aplicação, mas a AppOps vem simplificar este processo aos utilizadores menos experientes.
? Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014
? Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?
? Android ou Firefox OS? O Geekpshone Revolution propõe ambos
É possível, por exemplo, impedir que aplicações como o Facebook ou o WhatsApp tenham acesso a dados como a localização do seu utilizador, ou que tenham sequer a possibilidade de monitorizar as mensagens de texto enviadas pelos seus utilizadores. A aplicação, contudo, só é compatível com versões do Android superiores à 4.3 Jelly Bean (de acordo com os programadores da aplicação, a Google terá tomado a iniciativa de restringir o acesso desta aplicação às versões anteriores do seu sistema operativo).
? Android 4.4 KitKat já começou a chegar ao Samsung Galaxy S4
? Telemóvel avariado? Como usar um telemóvel como ferramenta de sobrevivência
? Sugestão Android: uma aplicação para definir uma firewall no Android
A AppOps disponibiliza quatro tabs diferentes, cada uma com tipos de informação distintos: na primeira tab temos acesso a uma lista de aplicações que recentemente tiveram acesso aos nossos dados de localização, na segunda estão listadas as apps que acederam aos nossos contactos e na terceira estão listadas as aplicações que podem aceder e ler, escrever ou até mesmo enviar SMS. A quarta tab é mais generalista e exibe todas as aplicações instaladas no smartphone.
Ao seleccionarmos uma aplicação, como por exemplo o Facebook, temos acesso a todos os dados a que a app em questão acede – localização, contactos, modificação de contactos, notificações e vibração. Se desactivarmos a opção de “Localização”, a app da rede social de Mark Zuckerberg deixa de nos acompanhar a não ser que voltemos a activar esta opção.