Sugestão Android e iOS: Free Zone, uma app para encontrar Wi-Fi gratuito
A nossa sugestão de hoje é válida tanto para utilizadores de Android como de iOS (Apple iPhone e iPad). Chama-se Free Zone e é uma aplicação gratuita que recorre à sua localização para lhe mostrar as redes Wi-Fi que estão acessíveis gratuitamente na sua zona
- Lauro Lopes
- 05/03/2014
- Android, Apple, Apps, Mobile
Além de lhe mostrar as redes gratuitas (ou que não requerem password) nas suas imediações, a Free Zone também lhe permite partilhar hotspots – mesmo que estejam protegidos por password – com outros utilizadores da aplicação, de forma a que também eles possam aceder a essa rede Wi-Fi.
Por exemplo, se estiver num local como um restaurante ou um bar onde o Wi-Fi esteja disponível gratuitamente, pode acrescentar o nome e localização dessa rede à base de dados da Free Zone, além da palavra-passe (no caso de ser necessário uma para aceder à rede Wi-Fi em questão).
Se deixar a aplicação a correr no background do seu smartphone, ela irá conectá-lo automaticamente a uma rede Wi-Fi assim que alguma estiver disponível nas imediações. Em contrapartida, contudo, a autonomia de bateria do aparelho poderá sair ligeiramente prejudicada (mas pode ler aqui sobre como carregar o seu smartphone até 50% mais depressa).
? Samsung Galaxy S5 desbloqueado custa 699 euros, na Roménia
? LG G Flex: Android KitKat traz suporte para gravação de vídeos 4K
? Próximo smartphone da Oppo poderá incluir câmara de 50 MP
Além de exibir as redes Wi-Fi nas suas imediações, a Free Zone também permite descarregar todas as palavras-passe das redes partilhadas por outros utilizadores da aplicação. Nós experimentámos esta aplicação na Costa da Caparica e ficámos impressionados com a quantidade de redes partilhadas na área, ainda que a uma média inferior quando comparada com outras regiões da Margem Sul do Tejo. Ao todo detectámos mais de 2800 redes Wi-Fi partilhadas na Free Zone, incluindo redes protegidas por palavras-passe (a notificação que recebemos indicou mais de 3 mil palavras-passe descarregadas, como podem ver pela nossa captura de ecrã).
Importa referir que a Free Zone não disponibiliza as informações em tempo real, ou seja, isto significa que é possível encontrar redes Wi-Fi que estejam desactualizadas, cujos dados tenham sido alterados ou até mesmo removidos. Também não aconselhamos que acrescente a sua rede Wi-Fi de casa à base de dados da Free Zone, a não ser que tenha interesse em partilhá-la com outros utilizadores (caso tenha dúvidas, pode sempre ler aqui sobre como controlar as informações a que as aplicações têm acesso)
? 7 alternativas ao injector de cartões SIM
? Fotografia revela painel frontal de Apple iPhone 6 (rumor)
? Google quer lançar smartphones modulares já em 2015
Além de lhe listar as redes Wi-Fi disponíveis nas proximidades (com distâncias incluídas, para facilitar a sua escolha), a interface da Free Zone também é simples e intuitiva. No canto superior direito encontram-se dois ícones: um para acrescentar uma rede Wi-Fi (à direita) e outro para descarregar as passwords das redes disponíveis (à esquerda).