Quantas vezes não recorreu à câmara digital do seu smartphone para digitalizar documentos ou informações disponíveis em folhas de papel? Se tiverem sido muitas vezes, não é o único – cada vez mais os nossos smartphones funcionam como alternativas acessíveis aos scanners, com o benefício de caberem dentro do seu bolso.
Só que, ao contrário de um scanner convencional, nem sempre os documentos digitalizados apresentam a qualidade que gostaríamos que tivessem. Se forem fotografias tiradas em condições de pouca luminosidade, por exemplo, a qualidade pode ser muito inferior à de um scanner convencional – o que pode obrigá-lo a ter que voltar a digitalizar o seu documento, especialmente se tiver que o utilizar em ocasiões burocráticas.
Porque não tentar combinar o melhor dos dois mundos? A qualidade de uma digitalização feita por um scanner mais convencional, em formato digital (PDF ou JPG), feita a partir da câmara digital do seu fiel companheiro, que pode utilizar em qualquer hora e em qualquer lugar. Esta é a proposta da CamScanner, uma popular aplicação para digitalizar documentos com o seu aparelho – seja ele um tablet ou smartphone Android, iOS ou Windows Phone 8 – que também os converte automaticamente em PDF ou JPG.
Mais Telemoveis.com
• Cloak para Apple iPhone: uma aplicação para evitar conhecidos indesejados
• Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões
• Google anuncia Android Wear, oficializa aposta nos wearable devices
Na redacção do Telemoveis.com utilizámos a versão para Android e Windows Phone 8. No caso da versão para o sistema operativo da Microsoft foi necessário efectuar um registo de utilizador antes de começarmos a usar a aplicação, enquanto que no Android conseguimos contornar este passo e simplesmente começar a digitalizar documentos a nosso bel-prazer.
A CamScanner está disponível gratuitamente para todas estas plataformas (iPhone e iPad incluídos) e disponibiliza uma interface de utilizador simples que, de certa forma, nos recordou de uma outra aplicação concentrada na câmara digital – a FOAP, para rentabilizar fotografias tiradas por telemóvel – que também já cobrimos aqui no Telemoveis.com.
Mais Telemoveis.com
• HotelTonight chega a Portugal, já está disponível para download
• Sugestão Android: Como guardar mapas do Google Maps para consulta offline?
• Não vem aí um Samsung Galaxy S5 premium, segundo o CEO
Os documentos digitalizados ficam guardados no aparelho e podem ser acedidos a partir do menú “My Docs”, que disponibiliza uma lista – que pode ser exibida também em formato grelha – de todos os documentos que o utilizador já scannou com a câmara do seu dispositivo. A aplicação permite partilhar documentos entre utilizadores, mas para termos acesso a esta funcionalidade é necessário efectuarmos um registo.
Como alternativa podemos simplesmente enviar os ficheiros digitalizados através de e-mail, ou partilhá-los via Dropbox. Os utilizadores registados na aplicação acedem, contudo, a um serviço de armazenamento da cloud disponibilizado pela empresa que desenvolveu a aplicação (a empresa disponibiliza 200 MB gratuitos).
Também podemos associar tags aos documentos digitalizados – para o caso de termos vários documentos guardados – de forma a ordená-los por categorias.
Mais Telemoveis.com
• Xiaomi Hongmi 2: um Android octa-core acessível
• LG G Flex: as nossas primeiras impressões
• Mulheres dominam redes sociais, de acordo com infográfico
A aplicação é gratuita, mas disponibiliza uma variante premium (paga) que oferece duas modalidades distintas de pagamento: 5 dólares mensais, ou 50 dólares anuais. Os utilizadores que optarem por adoptar esta modalidade paga terão direito a alguns benefícios, tais como a capacidade de converterem os documentos digitalizados em documentos de texto editáveis, ou 10 GB de espaço extra na Cloud, entre outros.
