Skip to main content

Sun anuncia Java em telemóveis

A empresa criadora do Java juntou-se à Nokia, Motorola e outros fabricantes para criar um padrão que permita o uso da linguagem em terminais.

A Sun Mycrosystems e vários fabricantes de telemóveis criaram um standard destinado a possibilitar que aplicações escritas em linguagem Java possam ser incorporadas nos terminais. O padrão será designado de Mobile Information Device Profile (MIDP) e será utilizado em telemóveis da Motorola, Nokia, LG Electronics, Nextel e NTT DoCoMo. A Sun anunciou também que vários operadores, entre os quais a espanhola Telefónica e a britânica One 2 One, irão oferecer serviços que permitam utilizar o novo software.

Apesar da tecnologia ainda se encontrar nos seus primórdios, o anúncio significa que a adaptação do Java a telemóveis irá finalmente começar a dar os seus primeiros passos, após anos de demonstrações e estudos. O software Java permite teoricamente que os programas sejam compatíveis com uma grande variedade de dispositivos, sem ter de ser adoptado às características de cada um.

As novas aplicações em Java permitirão visualizar novos serviços e informação nos telemóveis, como pesquisas de restaurantes na Internet, jogos online e a criação de tabelas que permitam verificar os resultados diários da cotação de acções.