Tablets e smartphones impulsionam consumo de tecnologia

Apesar da crise, o sector da tecnologia espera crescer em 2013: depois de ter caído 1% no ano passado, o consumo de produtos tecnológicos deverá aumentar 4% neste ano.

Os gastos deverão alcançar 843 mil milhões de euros, em termos globais. De acordo com o relatório da Consumer Electronics Association (CEA, representante da indústria de bens de consumo electrónicos), o aumento das despesas a nível mundial dever-se-á à procura de tablets e smartphones.

Também a procura por computadores portáteis, ou seja, tudo o que está ligado à Internet, vai representar mais de 50% de toda a despesa mundial com tecnologia de consumo. Se nos referirmos apenas aos smartphones e tablets, estes irão representar 40% da despesa total. E há cinco anos que não passavam os 10%.

Tablets e smartphones impulsionam consumo de tecnologia

As previsões para o sector foram dadas a conhecer durante um evento para a impresa, convidada a realizar a cobertura da feira CES, o certame anual mais importante da indústria da electrónica, que começa oficialmente na terça-feira em Las Vegas.

O estudo indica ainda que o consumo de tecnologia sofre uma contracção de 1% em 2012 face a 2011 devido aos problemas económicos que afectam a Europa e ao fraco crescimento dos Estados Unidos, os quais constrataram com o dinamismo demonstrado pelos países emergentes como a China.