Tapete-carregador
O sistema é tão simples como deixar pousado um qualquer dispositivo móvel em cima do Splashpad e esperar que ele carregue. E pode ser colocado mais do que um em simultâneo – tantos quantos a superfície do tapete conseguir suportar -, quer sejam telemóveis, PDA`s, agendas electrónicas, leitores mp3, tudo o que for alimentado a baterias de níquel ou lítio.
A tecnologia desenvolvida pela SlashPower para este produto baseia-se no princípio de transferência indutiva da energia magnética. Os sistemas indutivos de carregamento de energia – como por exemplo o que é usado nas escovas de dentes eléctricas -, tem demasiadas limitações. No entanto, o Slashpad incorpora uma solução que funciona em todos os dispostivos electrónicos.
É gerado um campo magnético que transfere a energia que estiver a receber de uma tomada (o tapete, obviamente, tem de estar ligado à corrente eléctrica) para um módulo Splash que, por sua vez, a trata de transformar em energia para recarregar qualquer dispositivo electrónico. A empresa diz que este sistema é de tal forma seguro, que até os cartões multibanco podem estar ao lado dos telemóveis que não correm o mínimo risco de desmagnetizar.
Apesar de ainda não haver um preço estipulado para este produto, a SplashPower garante que será bastante acessível ao público em geral poraque permitirá poupança de custos, em termos energéticos, e em espaço ocupado pelos inúmeros recarregadores e transformadores que cada um dos aparelhos móveis tem reservado só para si. Já para não falar nos problemas de compatibilidade quando se procura, desesperadamente um carregador para alimentar, ainda que durante cinco minutos, o telemóvel para a chamada “carga mínima de segurança”!