Tarifa fixo-móvel baixa 7%

A partir do dia 1 de Julho, os preços das chamadas fixo-móvel vão baixar sete por cento. Mas só para a Vodafone e TMN. A Optimus ficou de fora.

Contactada a operadora móvel da SonaeCom, fonte da Direcção de Relações Públicas afirmou que a Optimus nem sequer foi contactada pela Anacom para qualquer tipo de negociação. No entanto, os responsáveis da terceira operadora compreendem que tal procedimento se tenha devido ao facto de se tratar das duas mais significativas empresas do segmento e que há mais tempo exercem a actividade, beneficiando por isso de uma tarifa mais elevada por mais tempo.

Contudo, a mesma fonte garantiu que a Optimus é «absolutamente favorável a todos os movimentos que, aumentando a concorrência no mercado, beneficiam o consumidor». E vai até mais longe nas propostas avançadas pelo presidente da Anacom, Álvaro Dâmaso, no que diz respeito à tabela para as comunicações fixo-móvel. «Falta ainda proceder-se à descida substancial dos preços das comunicações móvel-móvel e limitar a prática de tarifas reduzidas para chamadas dentro da própria rede, levada a cabo pelas operadoras com poder de mercado significativo», concluiu.

Mesmo sem adiantar qualquer data para o acompanhamento da Optimus nas descidas das tarifas em questão (fixo-móvel), a mesma fonte adiantou que a empresa está receptiva a qualquer iniciativa do organismo regulador nesse sentido, de forma a poder reequilibrar o princípio da igualdade de direitos para as três operadoras móveis nacionais.