Tarifários: Televisão + Net + Telefone – A DECO explica como é!

Num artigo publicado na edição de Dezembro, a Deco Proteste aponta que a grande novidade deste ano é a fibra óptica, mas ainda há poucos lares portugueses servidos com esta tecnologia. Na maioria dos casos, a opção continua a ser entre cabo e ADSL. Os serviços triplos englobam televisão, Internet e telefone. Ao concentrá-los num operador tem a vantagem de conseguir, em princípio, um preço inferior, receber uma única factura e dialogar com um só interlocutor. Em contrapartida, pode ficar sem os três serviços se ocorrerem falhas na rede. Dada a quantidade de tarifários, na escolha do mais adequado, considere o número de canais televisivos que pretende e a utilização que faz da Net e do telefone. Segundo os cálculos da DECO, com a escolha do plano certo pode poupar mais de ? 300 por ano.
Alta velocidade só para alguns – As principais diferenças face ao último estudo de serviços triplos são a fibra óptica e os canais em alta definição. A velocidade tem sido o principal argumento publicitário da fibra. O valor de partida (20 MB) está ao nível do máximo proporcionado pelas tecnologias cabo e ADSL. Mas o limite superior chega a 1 GB (Zon) e pode não ficar por aqui. Além da velocidade de transmissão da informação, a fibra é mais segura, fiável e imune a interferências. Como tal, o sinal chega sem perda de qualidade a distâncias maiores, o que permite aceder a mais canais em todos os televisores da casa. Para já, ainda está acessível em poucas zonas do País: grande Lisboa e grande Porto, Braga e Guimarães. Nos restantes locais, a escolha será entre cabo (AR Telecom, Cabovisão e Zon) e ADSL. A última tem algumas limitações, como o serviço televisivo poder diminuir a velocidade de Internet, por partilharem a mesma largura de banda. Informe-se quais as operadoras com serviços na sua área de residência e contacte-as, por telefone ou e-mail, para se certificar de que a sua morada está abrangida.
A alta definição tem sido outra forma de atrair clientes. No último estudo, não havia canais neste formato. Neste, a DECO Proteste encontrou 11, embora alguns sejam Premium, ou seja, não fazem parte da grelha habitual. A principal vantagem da alta definição é obter uma imagem mais nítida. Para usufruir da tecnologia, precisa de um televisor, no mínimo, HD Ready e uma caixa descodificadora digital. Esta é fornecida pela operadora, mas tem um custo mensal: entre ? 2 e ? 3,50, só para receber, e ? 5, com gravação.
ADSL limita aparelhos ligados – Após conhecer os operadores na sua zona, analise a quantidade de canais televisivos, velocidade de Internet que pretende e a utilização que faz do telefone. Quanto mais canais ou velocidade, mais caro o serviço.
Para decidir sobre a Net, tenha em conta como a usa. Se recorre à rede para consultar e-mails, a conta bancária e fazer algumas pesquisas, sem descarregar grandes ficheiros, dispensa uma velocidade elevada e não tem, à partida, de se preocupar com limites. Um serviço mais básico é suficiente: até 5 MB de velocidade e tráfego limitado a 5 GB. A AR Telecom propõe tarifários onde paga apenas até o que utiliza.
Pelo contrário, se descarrega filmes e músicas e utiliza sítios de partilha de ficheiros, precisa de velocidade e limites elevados. Atenção ao tráfego ilimitado: apesar do nome, várias operadoras definem um tecto máximo de ficheiros transferidos. Segundo as mesmas, este é necessário para garantir uma boa qualidade do serviço a todos os utilizadores. Mas este dado apenas consta das condições gerais das operadoras e nem sempre é explicado de forma clara ao consumidor.
Outro aspecto a considerar: a quantidade de computadores e televisores ligados em simultâneo. Nos serviços que utilizam a linha telefónica (ADSL), como a largura de banda é partilhada, o número de aparelhos a ligar é limitado. Antes de aderir a algum serviço DSL, indique os televisores e computadores que pretende usar em simultâneo, para garantir que recebe a largura de banda necessária o bom desempenho do serviço.
Quanto ao telefone, regra geral, a mensalidade inclui chamadas ilimitadas para as redes fixas nacionais qualquer hora do dia ou, pelo menos, à noite (entre as 21 e as 9 horas). Apenas na AR Telecom todos os planos implicam o pagamento das chamadas. Na Clix, tal só acontece nalguns tarifários. Custos extra na sua mira Instalação, activação e caixas descodificadoras são serviços ou equipamento com custos, mas nem sempre apresentados na publicidade.
Faça aqui o download do artigo da Deco Proteste em PDF ou vá até ao site da DECO para ler toda a edição deste mês de Dezembro.
Tarifários: Televisão + Net + Telefone – A DECO explica como é!