NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
4 erros comuns em cartões SD e como resolvê-los

4 erros comuns em cartões SD e como resolvê-los

segunda-feira, 17 maio, 2021 /
4 erros comuns em cartões SD e como resolvê-los

Imagem: Freepik

O cartão SD é um componente que dá mais memória ao smartphone. Mas o que acontece quando ele dá erro? Confira 4 erros comuns em cartões SD e como resolvê-los!

O cartão SD é um pequeno dispositivo de memória, muito utilizado nos smartphones. Com ele, é possível aumentar o espaço disponível, seja para salvar fotos ou outros arquivos. O problema é que esses cartões podem dar “problemas” por diferentes motivos. Veja 4 erros comuns em cartões SD e como resolvê-los.


1. Recuperar arquivos excluídos

São diversos os fatores que podem afetar um dispositivo de memória externa, fazendo com que você acabe com um cartão SD corrompido em mãos.
Quando isso acontece, o usuário fica impossibilitado de aceder a qualquer foto, vídeo ou documento que estiver no cartão SD danificado.
Mas saiba que existem métodos para recuperar cartão SD. Neste caso, você vai precisar de um computador e do software especializado em recuperar dados do cartão de memória Recoverit.
O procedimento é simples: após instalar o Recoverit no seu computador, conecte o smartphone ao PC, sendo que o cartão de memória corrompido precisa estar acoplado ao dispositivo. Depois, na tela inicial, selecione o cartão corrompido para iniciar o processamento.

Imagem: Recoverit


O Recoverit vai fazer uma varredura para recuperar cartão de memória, levantando fotos, vídeos e outros tipos de documento, uma vez que o software é capaz de reconhecer mais de mil formatos.
Quando o procedimento for concluído, o usuário terá acesso à uma lista com todos os dados do cartão SD que foram recuperados. É só selecionar os arquivos desejados para salvar em uma pasta segura do computador.


Imagem: Recoverit
Uma das principais vantagens do Recoverit é a facilidade de uso, em uma interface completamente intuitiva. Isso permite que mesmo usuários com pouca habilidade com sistemas tenham uma ótima experiência.


2. Smartphone não reconhece o cartão SD

Outro erro bastante comum nos cartões SD em smartphones é a falta de reconhecimento da memória. Isso acontece quando, ao inserir um cartão no corpo do seu telemóvel, o sistema não é capaz de reconhecer que há um dispositivo extra.
Felizmente, esse problema costuma ser simples de resolver. A primeira dica é tirar o cartão SD, reiniciar o smartphone e inseri-lo novamente, para que o telemóvel entenda que existe uma memória externa conectada.
Se isso não funcionar, conecte o cartão SD ao computador, como você faria para reconhecer e recuperar arquivos de uma pen drive no PC, salve o que há dentro dele numa pasta e formate a unidade. Com o sistema interno reiniciado, o smartphone conseguirá reconhecer o SD.


3. Cartão SD com vírus

A função principal do cartão SD em um smartphone é oferecer ao usuário mais espaço para salvar seus documentos, fotos e vídeos. Assim, é comum que de tempos em tempos, a pessoa conecte o telemóvel ao computador, para salvar as fotos.
O problema é que, nessa transferência de dados, se o computador estiver com um vírus, ele pode infetar o smartphone por meio do cartão SD. Ainda que seja raro, existem casos de vírus após conectar o celular ao PC.
Se isso acontecer, o ideal é tentar salvar os documentos do seu cartão SD e formatá-lo na sequência. Além disso, utilize um antivírus no telemóvel e no computador para eliminar o malware do sistema.


4. Riscos físicos ao cartão SD

Por mais que você tome cuidado com o seu cartão SD, ninguém está livre de causar danos ao pequeno periférico. Acidentes podem acontecer por diferentes motivos, desde uma queda brusca do smartphone, impactando no SD, até ao contacto com líquidos.
No primeiro caso, se o seu smartphone caiu e, ao ligá-lo, ele não reconhecer o SD, a dica é tirar o cartão, reiniciar o telemóvel e inserir o cartão novamente. Esse “truque” costuma funcionar porque, em uma queda, o SD pode se movimentar em seu espaço.
Agora, se o problema for o contacto com líquidos, tente secar o cartão de memória antes de inserir na gaveta do smartphone. Se possível, deixe o SD a secar por alguns minutos, à sombra.

Aerial view of memory card Free Photo
Imagem: Freepik



Tomar alguns cuidados com os periféricos, como o cartão SD, é fundamental para aumentar a sua vida útil. Além dos riscos provocados por vírus e malwares, impactos físicos também podem comprometer o cartão.
Felizmente, com algumas dicas práticas, é possível solucionar erros comuns em cartões SD, permitindo que utilize com tranquilidade esses dispositivos no seu smartphone.
Assim, com cuidado e atenção aos detalhes, nós conseguimos usar a tecnologia na sua proposta original: uma facilitadora de rotinas.

1,350