NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
A2DP: o que é e para que serve?

A2DP: o que é e para que serve?

terça, 16 janeiro, 2018 /
A2DP: o que é e para que serve?

A2DP - Advanced Audio Distribution Profile ou, em português, Perfil Avançado de Distribuição de Áudio

 

O perfil A2DP, por vezes também referido por Bluetooth Audio Streaming, é uma tecnologia que permite transmitir música de um dispositivo para outro através de uma ligação Bluetooth. Quando ouve música do seu telemóvel numa coluna Bluetooth ou em auscultadores sem fios, faz uso do protocolo A2DP (e por vezes de protocolos mais avançados, como é o caso do aptX).

Ambos os dispositivos - fonte e receptor - precisam de suportar um perfil A2DP para que a reprodução seja bem-sucedida. Funciona em estéreo e suporta a maioria dos codecs de compressão de áudio.

O A2DP é o protocolo-base (e um dos mais antigos) para fazer streaming de música por Bluetooth, mas não é o único - outros perfis incluem o aptX ou o Apple W1, este último exclusivo para dispositivos Apple. A maioria dos produtos de áudio Bluetooth actuais suportam, pelo menos, A2DP.

Antes de se tornar num padrão em qualquer telemóvel com capacidade para reproduzir música, a tecnologia funcionava mediante um transmissor Bluetooth intermediário que se conectava a uma saída de áudio padrão, codificava o áudio de entrada para um formato compatível com Bluetooth que, por sua vez, era enviado para um dispositivo receptor (ex: auscultadores sem fios) que descodificava e executava o áudio.

A largura de banda do Bluetooth está dividida em duas camadas: uma para dados e outra para voz.

Os auriculares bluetooth utilizam a camada dedicada a voz que, por pré-definição, usa uma baixa quantidade da largura de banda disponível e se encontra limitada a uma taxa de transferência baixa (64kbps), mas suficientemente boa para chamadas de voz.

As restantes comunicações por Bluetooth usam a bem mais abrangente camada dedicada aos dados, incluindo o protocolo A2DP que reserva uma secção desta camada apenas para a transmissão de áudio de alta qualidade. É através da secção de dados que se realizam operações como a transferência de ficheiros por Bluetooth, por exemplo.

 

2,672
Comentários
close