|
Bug 2000 ataca um ano depois, na Noruega
terça-feira, 02 janeiro, 2001 /
O vírus informático do ano 2000, o Y2K, atingiu a companhia dos caminhos de ferro da Noruega um ano depois do previsto. Oslo, 02 Jan (Lusa) - O vírus informático do ano 2000, o Y2K, atingiu a companhia dos caminhos de ferro da Noruega um ano depois do previsto.
O bug foi descoberto antes de qualquer comboio da companhia entrar em funcionamento, na manhã de 31 de Dezembro.
Os computadores a bordo dos comboios aparentemente não reconheceram a data, algo que não fora previsto pelos peritos que examinaram minuciosamente os sistemas durante o ano passado.
"Não pensámos em testar a data de 31/12/2000", admitiu Ronny Solberg, da Adtranz, o fabricante alemão dos novos comboios da companhia.
"Agora temos um mês para descobrir o que correu mal e resolver o problema definitivamente", continuou Solberg.
Os comboios mais antigos, que ainda asseguram a maioria das ligações da companhia dos caminhos de ferro da Noruega (NSB), não foram afectados.
O problema teve pouco impacto no tráfego ferroviário, uma vez que o horário dos expressos para o aeroporto foi rapidamente reposto e alguns comboios mais antigos foram utilizados nas duas rotas de longa distância afectadas pelo vírus.
Hoje, todos os comboios estavam a funcionar normalmente, de acordo com a agência de notícias do país.
Na origem do Y2K está uma decisão tomada há décadas pelos fabricantes de computadores de utilizar apenas dois dígitos para representar o ano.
O atalho poupou dinheiro em memória e capacidade de armazenamento, mas fez com que os computadores confundissem o ano de 1900 com o de 2000.
Depois de milhões de contos gastos e meses de preparação em todo o mundo, poucos problemas foram relatados durante o ano passado.

Telemoveis.com