NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como aumentar a velocidade de conexão da internet

Como aumentar a velocidade de conexão da internet

quarta-feira, 15 janeiro, 2020 /
Como aumentar a velocidade de conexão da internet

Uma das maiores frustrações da atualidade é uma ligação de Internet lenta. Mas há várias formas de acelerar a conexão de Internet e aqui vamos falar sobre 5 delas.

 

Atualmente não se consegue imaginar a vida sem Internet, uma parte fundamental de praticamente tudo o que fazemos – a massificação da internet e o desenvolvimento tecnológico teve impacto direto em áreas como as comunicações, profissões e até algumas tarefas domésticas.

Considerando isso, uma das maiores frustrações da atualidade é uma ligação de Internet lenta. Há várias formas de acelerar a conexão de Internet e aqui vamos falar sobre 5 delas:

 

1. Investir num equipamento com um processador melhor

Uma das maneiras mais fáceis e rápidas é investir num equipamento com um processador melhor, apesar de sair mais caro. Ao longo do tempo, todos os equipamentos elétricos começam a ficar mais lentos e até ultrapassados em termos de tecnologia e mais ainda os que utilizam Internet para funcionar, num mercado em constante evolução e a um ritmo alucinante.

Por isso, se possível, ou todos os anos investir num equipamento melhor e mais moderno ou, tendo ainda mais possibilidade, comprando equipamentos topo de gamae poderão aguentar bem durante 2 e até 3 anos dependendo dos casos. Para isso a Apple até tem um esquema de devolução de equipamentos antigos e gerar, assim, descontos em equipamentos mais recentes.

 

2. Ter um bom pacote de Internet

Mais uma maneira para acelerar a conexão com a Internet é investindo num bom pacote. Para isso é preciso entender qual é a velocidade de download e processamento da Internet que dispõe e para isso existem sites especializados para testar a velocidade real da sua Internet e se o seu operador está a cumprir com o acordo. Se não estiver, reclame e procure outra opção que atualmente também não faltam e sempre com regalias para novos aderentes. Há sites especializados em comparar os melhores pacotes ou tarifários para que evite perder tempo, dinheiro e energia com o tarifário e operador errado.

 

3. Entender e aceitar que menos é mais

Um dos principais hábitos da sociedade moderna é a capacidade e necessidade de multitasking, o que significa fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isto exige mais do processador do equipamento utilizado e deixa a internet mais lenta. A escolha do browser também é muito importante de acordo com a utilização necessária e o aconselhável é ter apenas uma ou duas janelas abertas em vez de 10, 20 ou 30, e ao usar uma app no telemóvel devemos fechar as restantes. Menos é mais quando o falamos de equipamentos com internet.

 

4. Remover tudo o que for desnecessário

O mundo digital também provocou alguma desorganização para a vida online e é comum cada um de nós ter vários ficheiros que apenas ocupam espaço no equipamento, tornando o processador mais lento, ou até a própria ligação à internet. Aconselhamos a que no final de cada dia, após saber que não irá utilizar novamente o equipamento faça uma limpeza de todos os ficheiros que não tiverem utilidade. É também fundamental correr um antivírus e fazer um check-up para manutenção diária.

 

5. Estude e aplique novas tecnologias

Hoje quase toda a gente usa o Wi-Fi e o 4G mas há muitas outras tecnologias. Um substituto para o WiFi é a Ethernet, a qual promete ter uma conexão muito mais rápida. Há também o 5G, o qual ainda não está disponível mas estará para muito breve e algumas operadoras até já fazem testes com alguns consumidores e é também outra garantia de ligação muito mais rápida quando entrar em vigor. Existem também outras soluções bem mais técnicas mas que requerem já um conhecimento de programação mais profundo e que não está ao alcance de todas as pessoas.

Estas são 5 maneiras diferentes aumentar a velocidade da ligação à internet, duas delas requerem investimento, duas são pequenas mudanças de hábitos diários ao utilizar a internet e a terceira um aprofundar de conhecimento no assunto para usufruir melhor dos benefícios do mundo virtual

 

4,147