NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Futebol chega em directo ao telemóvel

Futebol chega em directo ao telemóvel

sábado, 10 setembro, 2005 /
Ensaios começam com a Liga alemã. Os jogos serão transmitidos em formato DVB-H (especial para transmissão digital de vídeo para telemóveis), que será lançado em Berlim neste mês, para um grupo limitado de utilizadores com smartphones baseados em software Windows.

A fase de testes irá durar até ao final da presente temporada, em Maio, segundo revelou a liga germânica em comunicado. «O DVB-H é uma tecnologia importante para o futuro. Queremos testar desde o início como os adeptos podem aproveitar ao máximo a sua utilização», disse o presidente-executivo da liga, Christian Seifert.

O lançamento comercial da televisão móvel na Europa tem sido travado pela falta de consenso sobre o formato a utilizar: o DVB-H, que é baseado no padrão DVB-T actualmente usado em televisões, ou o DMB, em uso na Coreia.

Projectos-piloto de DVB-H estão em curso em diversos países europeus por iniciativa do Fórum de Convergência de Transmissão Móvel, uma associação cujos membros incluem a Nokia, a Philips e a Vodafone.

O chefe de média digital da Microsoft, Eric Huggers, afirmou, em nota oficial, que «desta maneira podemos mostrar as aparentes infinitas possibilidades que os consumidores podem esperar da tecnologia digital no futuro».

A liga alemã declarou ainda que, para se proteger contra a má utilização dos sinais ao vivo irá usar o software Windows DRM 10, que já está a ser instalado em milhões de equipamentos electrónicos de consumo.
5,524