NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Japão prepara quarta geração

Japão prepara quarta geração

quinta-feira, 08 setembro, 2005 /
A NTT DoCoMo está a testar comunicações de 100 Mbps entre telemóveis. Para conseguir atingir os 100 Mbps, a NTT recorreu à tecnologia Variable-Spreading-Factor Spread Orthogonal Frequency Division Multiplexing (VSF-Spread OFDM), que permite utilizar múltiplas frequências de rádio para a transmissão de dados.

O operador japonês utilizou ainda a tecnologia sem fios Multiple-Input-Multiple-Output (MIMO), que permite encaminhar dados por vários routers de uma rede de telecomunicações.

Os ensaios realizados até agora permitiram 32 transmissões de vídeo de alta definição em simultâneo para telemóveis transportados a 20 quilómetros por hora.

Entretanto, a NTT revelou que a rede experimental permite comunicações de 100Mbps quando em movimento e de um Gbps quando os utilizadores se encontram estáticos.

A quarta geração de telemóveis deverá suceder ao CDMA e UMTS (formatos utilizados pelos telemóveis de terceira geração). Este último, que caracteriza a 3G disponível em Portugal, possibilita larguras de banda de 384 Kbps e permite evoluir até larguras de banda máximas de 14,4 Mbps.
3,439