NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Microsoft entra nos telemóveis

Microsoft entra nos telemóveis

terça-feira, 08 outubro, 2002 /
A operador britânica Orange anunciou que vai lançar o primeiro telemóvel com software da Microsoft. O lançamento de um terminal móvel da marca HTC (na qual a norte-americana Qualcomm detém uma participação significativa), de Taiwan, e com o Smartphone como sistema operativo de base, vai ser feito ainda no decorrer deste ano. O anúncio foi feito pela própria Orange e, segundo o porta-voz da empresa britânica, vai transformar os simples telemóveis em autênticos computadores portáteis, PDA`s ou agendas electrónicas de bolso.

Aplicações multimédia, navegação na internet, programas de gestão de contactos serão algumas das vantagens que o Smartphone irá trazer ao mercado dos telefones móveis. O preço, ainda segundo o mesmo responsável, será inferior ao que é registado nos computadores ou PDA`s, embora não se saiba qual o valor comercial dos referidos terminais.

Quem está de olho na jogada da Microsoft são os investidores do Symbian, o novo sistema operativo que quase todas as marcas europeias de telemóveis decidiram subscrever. O Symbian, produto de uma parceira entre a Nokia, Ericsson, Siemens e até a nipónica Panasonic fica, pela primeira vez, ameaçado. É que o único telemóvel de venda expressiva que está a ser equipado com o Symbian é o 7650, muito embora a Samsung já tenha comprado os direitos de utilização deste software.

Significa isto que a guerra nos telemóveis alargou horizontes, isto é, para além dos fabricantes de terminais tentarem a melhor fatia de mercado possível, agora há que contar com a luta pelo software. E, curiosamente, a Nokia sabe como esta guerra é demasiado importante!
3,483