NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Quadriga cria sistema de Gestão de Frotas para a Optimus

Quadriga cria sistema de Gestão de Frotas para a Optimus

quarta-feira, 09 maio, 2001 /
Comunicações móveis ao serviço da gestão de frotas com sistema baseado em transmissão de dados sobre GSM e SMS.

A Quadriga, Telemática e Comunicações, SA, empresa que iniciou a sua actividade em 1996, vocacionada para o desenvolvimento de software para soluções de comunicações de dados - SMS, WAP, GPRS e futuramente UMTS - entre bases de dados de servidores e telefones móveis, acaba de anunciar que foi selecionada pelo operador de telecomunicações móveis Optimus, para o fornecimento de uma aplicação de Gestão de Frotas.

Recorrendo às comunicações de dados sobre GSM e SMS (serviço de mensagens curtas), a aplicação Gestão de Frotas Optimus disponibiliza a capacidade de localização das diversas viaturas de uma dada empresa. O sistema recorre à instalação de uma "caixa preta" nas viaturas, com modem GSM e GPS (Global Positioning System) incorporados, de modo a ser possível obter posições e comunicar com a central da empresa.

Por seu turno, na central está instalado um sistema de software com um mapa digital que possibilita ao gestor de frota visualizar as posições relativas às diversas viaturas. Desta forma, o centro de gestão pode orientar os serviços em espera para as viaturas que naquele momento estão mais próximas de determinado cliente. 

Além disso, o sistema disponibiliza, através de sensores instalados na viatura e ligados à "caixa preta", o acesso a informação acerca da viatura, como por exemplo temperatura da viatura, motor ligado/desligado, etc.

Pedro Neves, Director de Marketing da Quadriga, afirmou que: "o objectivo da solução Gestão de Frotas Optimus é equipar 3 mil viaturas até ao final do corrente ano. Sendo um objectivo ambicioso, é certo que as primeiras encomendas estão a correr a um ritmo bastante interessante, estando as primeiras 100 viaturas já instaladas nos primeiros clientes.

8,229