NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Telemóvel multibanco

Telemóvel multibanco

terça-feira, 30 abril, 2002 /
Na Dinamarca está a decorrer um projecto-piloto para se poder levantar dinheiro nas caixas multibanco com o telemóvel. Fazer levantamentos em caixas automáticas (famosas ATM) com telemóvel pode ser um passo que muitos utilizadores tenham receio de dar. No entanto, a mentalidade nórdica pode estar bem mais receptiva a acolher esta inovação para acabar com os incómodos dos tradicionais cartões, com as desmagnetizações frequentes dos mesmos, precisamente por causa dos telemóveis.

Assim, a NRC Corp., em colaboração com o Spar Nord Bank e o Laan & Spar Bank, vão permitir aos seus clientes o levantamento de dinheiro em caixas multibanco. O projecto já se encontra em desenvolvimento há algum tempo e permitirá iniciar a transacção antes mesmo de estar em frente à ATM, para depois, através de infra-vermelhos, comunicar o pedido à caixa multibanco e esta dispensar a quantia digitada.

A empresa está a aproveitar o facto do uso dos telemóveis na Europa estar a criar oportunidades a vários níveis, nomeadamente na banca. "O uso de telemóveis na Europa arrancou em definitivo. As pessoas estão a usar os seus aparelhos em situações que não poderiam, sequer, imaginar há muito pouco tempo atrás e isso aumentou substancialmente a mobilidade de cada um", explicou Mark Grossi, director da Divisão de Soluções Financeiras da NCR.

Em Portugal, por exemplo, já se podem fazer consultas e alguns movimentos bancários através do serviço WAP, mas quanto a levantamentos poderá estar ainda longe dos horizontes dos serviços a disponibilizar. O número de utilizadores do homebanking até pode estar a subir, mas neste capítulo ainda se pode encontrar bastante resistência.

2,882