Telecomunicações atingem os 6 biliões de euros
- Pedro Matos Trigo
- 16/12/2005
- Internet, Tecnologia
Com taxas de crescimento médias anuais de 3%, o mercado nacional de serviços e equipamentos de telecomunicações prosseguirá uma tendência de crescimento lento até 2009, embora acima do crescimento da economia, prevê a consultora IDC.
De acordo com o estudo «Serviços e Equipamentos de Telecomunicações em Portugal, Análise e Previsões, 2003 – 2009», o mercado de telecomunicações ultrapassou em 2004 os cinco biliões de euros e foi dominado pelos serviços que representam cerca de 95% deste valor. Na análise não foram considerados os serviços de Televisão por Cabo.
O segmento que irá apresentar maior crescimento anual médio será o dos equipamentos com taxas superiores à totalidade do mercado, na ordem dos 4,5 %. Este mercado, com um valor estimado de 300 milhões de euros em 2004, será dinamizado pelos investimentos em infra-estrutura de rede para a terceira geração de comunicações móveis até 2006 e pelos investimentos do mercado empresarial em telefonia IP até 2009.
Voz em descida lenta
Na área dos serviços de telecomunicações, as várias categorias de serviços associados aos dados (na rede fixa e móvel) apresentam taxas de crescimento superiores ao mercado global, com excepção dos serviços «Dial-up» de acesso à Internet. Os serviços de voz, que actualmente representam a maior fatia do mercado, deverão prosseguir a sua descida lenta, com um decréscimo anual médio de 0,4% no período considerado para as previsões da IDC.
Para Gabriel Coimbra, Research Director da IDC Portugal, «enquanto o segmento de equipamentos mantém o dinamismo associado a novas vagas de inovação tecnológica, o panorama dos serviços, embora dinamizados pela convergência de serviços sob o signo dos dados e da banda larga, está perante conjunturas em que as opções em termos de modelos de negócio e de regulação serão decisivas».