Telefónica e Mozilla juntam-se para Boot to Gecko

Telefónica e Mozilla cooperam na elaboração do sistema operativo Boot to Gecko. Telefónica e Mozilla fizeram declaração na MWC.

A operadora Telefónica Digital revelou na Mobile World Congress de 2012 que vai cooperar com a Mozilla na criação de um sistema operativo para smartphones baseado em tecnologia HTML5. O OS em questão é o Boot to Gecko.

O OS Boot to Gecko faz parte da OWD – Open Web Devices – e tem o objectivo de desenvolver um novo ambiente para smartphones em que todas as aplicações sejam desenvolvidas pela web através de HTML5.

Telefónica e Mozilla juntam-se para Boot to Gecko

Carlos Domingo, director de desenvolvimento e inovação do produto da Telefónica Digital, disse que «o objectivo da Telefónica é adoptar o HTML5 por toda a indústria. Pela primeira vez as capacidades do HTML5 e da Open Web foram levadas ao limite para criar uma nova plataforma mobile».

Brendan Eich, CTO da Mozilla, disse que «desde há muito tempo que a nossa missão é levar tecnologia avançada que elimine entraves aos utilizadores e programadores. Fizemo-lo com o Firefox e vamos fazê-lo agora com o primeiro Open Web Device».