Telefónica é o maior accionista da PT

Posição de 9,7% é superior à do BES.

A Telefónica já detém o primeiro lugar entre os accionistas privados da Portugal Telecom, com uma posição de 9,7% do capital social, de acordo com o jornal económico «Cinco Días» desta segunda-feira.

A participação da Telefónica já supera, assim, a do Banco Espírito Santo (BES) e beneficia da estratégia de aquisição de papel em bolsa e do efeito da recompra de capital próprio encetado pela PT.

Segundo adianta o jornal espanhol, a posição da Telefónica consta da memória actualizada a 31 de Dezembro de 2004, que vai incluída no relatório e contas preparado para ser aprovado na assembleia geral que foi adiada para 29 Abril, a pedido do accionista Estado.

O jornal refere ainda que a empresa liderada por César Alierta investiu 475 milhões de euros em 2004 na compra de 52,8 milhões de acções da PT, o que – aliado ao programa de recompra de capital próprio da PT – permitiu à empresa espanhola subir a sua posição de 4,75%, para 9,7%.

Desta forma, do efeito conjugado da atitude compradora assumida pela Telefónica e do efeito de amortização gerado pelo programa de share buy back resulta uma participação de 9,7%, superior aos 9,58% que já tinham sido assumidos pela Telefónica, ficando quase concretizado o objectivo de alcançar 10% do capital social da PT.