Telefónica Moviles vende licenças 3G

A Telefónica Moviles espera conseguir recuperar alguns euros dos 6,49 mil milhões que gastou em licenças 3G…vendendo-as.

De acordo com a Telecom.paper, uma publicação que se debruça sobre os interesses da indústria de telecomunicações, os responsáveis da Telefónica já entraram em contacto com  as autoridade da Alemanha, Itália, Suíça e Áustria para uma eventual venda das licenças que adquiriu em cada um dos quatro países. As perdas são avultadas, uma vez que para além dos 6,49 mil milhões de eutros pagos pelas quatro licenças, a Telefónica já regista prejuízos de cinco mil milhões de euros na tentativa de implementar as redes 3G.

Segundo constam dos termos de aquisição de licença UMTS nos casos da Alemanha e Itália, no final de 2003 terá de estar assegurado uma cobertura do território nacional não inferior a 25%. Em Itália, especificamente, em meados de 2004, todos os centros regionais terão de ter cobertura de rede completa. Já na Suíça, o primeiro prazo estipulado é final de 2004.

Segundo relata a mesma notícia, a Telefónica é bem capaz de, simplesmente, perder o direito à licença na Alemanha, Áustria e Suíça, uma vez que as autoridades já por diversas vezes se mostraram intransigentes quanto à venda das licenças pelas operadoras que as venceram. Apenas em Itália parece haver mais receptividade para a questão.