Os números são apresentados na edição de hoje do “Diário Económico” e revelam o estado de boa saúde das telecomunicações móveis. 8,6 milhões de subscrições é um número bastante optimista para qualquer uma das operadoras. A TMN lidera o pódio das três concorrentes, com 3,86 milhões de clientes em carteira. A Vodafione vem a seguir com quase um milhão de diferença (2,87) e a Optimus ocupa o terceiro e último lugar com 1,97 milhões de clientes. A Optimus, ao fim de três anos de actividade, continua sem conhecer lucros e, por isso, já foi avisando que UMTS só para o próximo ano. Realmente, ninguém faz milagres.
O ritmo de crescimento tem abrandado imenso nos últimos dois anos, mas outro cenário não seria de esperar. Afinal, ainda estamos a comunicar na plataforma do GSM e o salto tecnológico está a demorar. É por isso, e com alguma lógica, que o “Diário Económico” conclui que o “crescimento do negócio dos telemóveis far-se-á sobretudo pela via da melhoria das receitas”.
E o panorama tem tendência para piorar, mas para os três primeiros operadores das comunicações móveis. É que em Maio vai surgir a concorrência do quarto operador com licença UMTS, a Oniway, no mercado. Isto é, TMN, Vodafone e Optimus podem esperar uma migração de clientes para a nova operadora. Resta saber qual das três irá perder mais clientes.