Skip to main content

Telemóveis bloqueados são prejudiciais

O organismo regulador das telecomunicações do Reino Unido alerta: bloquear os telemóveis é prejudicial ao mercado.

Segundo o último estudo da Oftel sobre competitividade no sector das telecomunicações móveis do Reino Unido, chegou-se à conclusão que o bloqueamento dos telemóveis às respectivas redes vendedoras dos terminais, constitui um grande entrave à alteração de operador por parte dos clientes. Isto é, o organismo regulador considera que bloquear terminais não beneficia em nada a própria competitividade entre operadores, uma das pedras basilares da liberalização do sector.

Por essa razão, a Oftel decidiu alertar os clientes de todas as redes móveis que esse é um aspecto fundamental dos seus direitos, enquanto consumidores. No entanto, esta medida é accionada pelos próprios operadores para assegurarem o investimento que fazem na comparticipação dos respectivos telemóveis. Isto porque se um telemóvel está bloqueado a uma determinada rede, o seu valor comercial desce automaticamente, ficando mais simples a aquisição do aparelho ao consumidor final.

O certo é que a Oftel vai pedir mais explicações aos operadores, uma vez que o bloqueamento de terminais já tinha sido regulamentado naquele país em 1998 e poderá, agora, ser alvo de verificações mais apertadas, sem que o organismo regulador não tenha colocado de parte tomar medidas nmais concretas para que os clientes tenham toda a informação sobre esta questão.

No seguimento do que o Telemoveis.com já tinha referenciado no artigo sobre as condições de mercado na Coreia do Sul (onde não há subsidiação de terminais e, por conseguinte, não há aparelhos bloqueados), esta medida pode trazer significativas alterações na forma como os mercados estão organizados. A questão será sempre uma só: preferem os clientes ter aparelhos bloqueados, mas mais baratos, ou livres para poderem alterar de rede quando bem entenderem e pagar o preço recomendado pelo fabricante?