Telemóveis e fotografia na televisão

O novo receptor de parabólica digital da Nokia vai permitir o envio de fotografias tiradas por telemóveis directamente para a televisão.

Os finlandeses da Nokia lançaram no mercado a antena parabólica Mediamaster 230 S, que permite visualizar até 30 fotografias, de cada vez, no televisor. Beneficiando da incorporação de um sistema Bluetooth, o modelo 230 S recebe as imagens tiradas, por exemplo, com um 7650 e mostra-as num televisor, como se tratasse de um slide show.

Este modelo é baseado no DVB (Digital Video Broadcast) e marca uma forte aproximação entre as divisões de telecomunicações e de comunicações domésticas da marca finlandesa. Apesar de não ter grande expressão em Portugal, as parabólicas da Nokia são das mais comercializadas nos países nórdicos, sendo umas das mais indicadas para a captação de sinal dos satélites Hotbird e Astra.

À semelhança do que já acontecia com anteriores modelos, o 230 S terá um menu de opções extremamente fácil de usar (Nokia Navi) e que irá permitir a navegação rápida entre os conteúdos dos canais sintonizados e os que poderão entrar no receptor através do Bluetooth. Como não podia deixar de ser, também este modelo vem com três jogos para as horas mortas, aqui com alguma influência dos telemóveis produzidos pela marca, a saber: Snake, Tic-Tac-Toe e ainda um jogo de cartas.