Telemóveis e radiações – o tema do dia

O Environmental Working Group, um grupo de defesa ambiental sem fins lucrativos norte americano, lançou um estudo para o mercado que está a provocar alguns alarmismos no sector.

Gostávamos de poder dizer que os telemóveis são seguros […] Mas não podemos. Os estudos científicos mais recentes, embora não conclusivos, levantam sérias dúvidas sobre o risco de cancro relacionado com o uso de telemóveis que devem ser endereçadas em análises futuras. Entretanto os consumidores devem tomar medidas para reduzir a sua exposição“, explica Olga Naidenko que apresenta assim a lista de 1000 equipamentos potencialmente nocivos.

De acordo com os dados compilados por este grupo ambiental, cinco telemóveis da Motorola aparecem na lista dos que emitem mais radiações, assim como dois equipamentos da RIM ,os Blackberry Curve 8330 e os Blackberry Curve 9000. Os modelos analisados são comercializados nos Estados Unidos, e considero particularmente estranho a listagem de telemóveis 3G, uma vez que tinha como certo que esta ligação não emitia radiações. Inclusivé no passado mês de Novembro de 2008, durante o Portugal Tecnologico na FIL, testei alguns equipamentos com um dispositivo disponibilizado por uma Universidade Portuguesa onde foi precisamente frisada essa questão.

Mas aqui fica o widjet disponibilizado naquele site para que possa inserir o seu modelo de equipamento e ter o resultado:

Cristina Brites – cristina.brites@webeffect.pt