Telemóveis? Não, obrigado!
Apesar de já existir uma rede de telecomunicações móveis para serviços de emergência, a população daquela ilha do Pacífico não está pelos ajustes e vetou a construção das infra-estruturas necessárias para o uso de telemóveis no território, mesmo que o crescimento turístico dependa disso.
O governo australiano tinha já uma verba de um milhão de dólares preparada para o efeito, mas o resultado da consulta aos habitantes poderá ter colocado um travão no processo. No entanto, e segundo a mesma notícia, o referendo não tem qualquer carácter vinculativo ao conselho governativo da ilha. O Ministro de Norfolk (Chief Minister) poderá colocar nas mãos do Conselho a decisão de avançar para a implementação da rede ou respeitar a vontade da população.
A Norfolk Island é um território autónomo, algures no Pacífico entre a maior ilha do mundo, a Austrália, e os vizinhos da Nova Zelândia. Tem um conselho de nove membros e um pequeno governo autonómico, mas está financeiramente ligado a Camberra, capital australiana. Reza a história que quem povoou pela primeira vez a ilha de Norfolk foram os revoltosos do galeão britânico Bounty, eternizado no cinema pelo “oscarizado” Marlon Brando.