Telemóveis Nokias ou Nokia
Diz-se telemóveis Nokias ou Telemóveis Nokia? Nokias é a apropriação portuguesa de uma palavra estrangeira, originada num erro e que se generalizou na língua portuguesa.


No caso da expressao Nokias, podemos encontrar dezenas de variantes e combinações registadas em vários motores de busca.
Telemóveis Nokias, Nokias usados e todas as expressões que usam a palavra Nokias são apenas alguns dos termos populares, que indicam um aportuguesamento da palavra original Nokia.
Esta é uma das curiosidades das palavras chave e termos de pesquisa utilizados por portugueses, sobre a Nokia. A tendência e a habituação que temos à pluralização leva muitas das pesquisas, e dos seus resultados, a serem baseados em typos, ou em formas erradas de escrever, que se tornaram frequentes em pesquisas (Nokias em vez de Nokia, neste caso).
A forma correcta, tendo em conta que estamos a referir-nos (neste caso) a uma marca (brand), que representa todo um conjunto pertencente à Nokia, deve ser sempre no singular. Como exemplo, quando nos referimos a uma outra marca, como a Sony Ericsson, nunca pluralizamos o nome, independentemente do número de produtos que adquirirmos, serão sempre parte de um único conceito, que é o da marca Sony Ericsson.
A Nokia já conta com mais de 100 anos de história, 30 dos quais dizem respeito ao mundo das telecomunicações, onde a Nokia se tornou numa referência. Após um atribulado período recente, que ameaçava a companhia, a Nokia conta com novos objectivos e previsões, apresentando novas propostas de continuidade, como a adopção do Windows Phone 7 em 2012.
A Nokia é das maiores fabricantes de telemóveis do mundo, e poucas são as pessoas que ainda não ouviram falar dela. De facto, a Nokia é tão popular no mundo (das telecomunicações e fora dele), que na Internet sáo realizadas, mensalmente, quase 125 milhões de pesquisas. Só em Portugal são feitas 1 milhão de pesquisas referentes à Nokia, por mês.
Com um número tão significativo de pesquisas, seria de esperar que o termo Nokia se tornasse familiar, habitual, e que passasse a fazer parte do nosso vocabulário. Além disso, apesar de a Nokia ser uma fabricante finlandesa, que deve o seu nome à cidade industrial Nokia, também é uma marca que está presente no mercado português desde o início dos anos 90.