Telemóveis Online

Já vivemos na era dos telemóveis online, onde toda a Internet cabe dentro do bolso. Saiba mais sobre o percurso dos telemóveis até ao mundo online.

A Kleiner Perkins Caufield & Biers (KPBC) divulgou, em Fevereiro deste ano, um estudo sobre as tendências Web e o seu impacto no segmento dos telemóveis. O estudo pretendeu olhar para trás e traçar uma tendência que tenha culminado nos dias de hoje, já que cada vez mais os telemóveis ganham protagonismo no Online.

O início dos telemóveis online

Telemveis_Online_04

Não propriamente dos telemóveis online, mas da portabilidade de conteúdos multimédia. O Apple iPod marcou o surgimento de uma tendência que veio para ficar, com resultados que ganharam mais protagonismo com o surgimento do iPhone e que se acentuaram ainda mais com o lançamento do tablet iPad.

Foi com as apps que começámos a verificar cada vez mais uma presença online nos telemóveis, apostando em novas formas de utilização dos telemóveis com recurso à web (sobretudo com o surgimento das redes sociais).

E o futuro, apesar de incerto, não parece mostrar sinais de fraqueza no segmento online dos telemóveis (ou nos smartphones). A Kleiner Perkins prevê que o mercado de smartphones vai ultrapassar brevemente o dos computadores, e que o segmento dos tablets também vai verificar crescimento (embora não tão significativo).

Telemóveis Online e Apps´

Telemveis_Online_01

As apps foram um dos factores de distinção entre o segmento mais tradicional dos telemóveis e os smartphones. As apps com funcionalidades relacionadas com as redes sociais, por exemplo, são hoje em dia das funcionalidades mais utilizadas via telemóvel. A verdadeira revolução das apps, que impulsionou os telemóveis para o Online, foi a conjugação de funcionalidades sociais (em tempo real) com a portabilidade do telemóvel.

A título de exemplo, o FourSquare ou a Whrrl permitem partilhar na hora a localização dos seus utilizadores. Por outro lado também os telemóveis online revolucionaram com a partilha de informações (Twitter) ou até mesmo de conteúdos (Spotify, que permite a partilha de músicas).

A conjugação do Facebook com o universo online dos telemóveis também permitiu aproximar mais os utilizadores dos seus amigos, permitindo um acesso constante ao feed de notícias (Update Facebook para Android).

Principais factores dos telemóveis online

Telemveis_Online_02

O estudo da KPCB identifica os factores Social, Local e Mobile como a conjugação perfeita para impulsionar os telemóveis para o online. No entanto não deixa de ser um fenómeno bastante recente, e só a partir de 2009 é que a sua implementação começou a assumir uma escala verdadeiramente significativa (em que os acessos à Internet passaram a concorrer, por vezes ultrapassar, os acessos à Web via computador).

O Social está directamente relacionado com as redes sociais, e foram um dos factores com mais peso nos acessos à Web através dos telemóveis. Online, o tempo de permanência em redes sociais via telemóvel representa aproximadamente 50% (47%) do tempo de utilização de um smartphone, com o Facebook e o Twitter no topo das redes sociais mais acedidas via telemóvel (Facebook em qualquer telemóvel).

O impulso do Marketing nos telemóveis Online

Telemveis_Online_03

Todos estes fenómenos sugeriram um potencial mercado, que se traduziu em publicidade online direccionada para os utilizadores de telemóveis. Com a vantagem dos anúncios direccionados a targets específicos, também o comércio online passou a ganhar mais com os telemóveis online.

Face ao comércio offline, o sector de vendas via Internet tem vindo a registar, anualmente, um crescimento bastante acentuado. Serviços baseados em localização (Ofertas na nossa área de localização), a possibilidade de comparar preços na hora, ofertas de descontos (Groupon e outros serviços locais) e a entrega na hora (OTA ou Over-the-air) de conteúdos veio revolucionar o comércio Mobile (as Apps são um exemplo disso).

O popular website de leilões, o E-Bay, viu os seus resultados triplicarem graças aos telemóveis online. «O mobile está claramente a tornar-se o novo método de compra das pessoas. O eBay quase que triplicou os lucros de vendas mobile», de acordo com John Donahoe, Presidente e CEO do eBay.

Também o PayPal registou, recentemente, um crescimento exponencial no seu serviço de transacções online em telemóveis, prevendo atingir a movimentação de cerca de 3 biliões de dólares online até ao fim de 2011 (Paypal Mobile sobre pagamentos online). Já a Google, juntamente com o serviço Google Wallet, vai tornar a tecnologia NFC (Near Field Communications) mais popular, voltando a impulsionar os telemóveis Android (essencialmente, o Google Android vai usar NFC para funcionar como multibanco)

O futuro ainda é incerto, e estamos ainda num estágio muito inicial no universo online dos telemóveis. Mas as potencialidades parecem ser mais que muitas, com fortes vinculações aos factores já mencionados: Social, Local e Mobile.