Skip to main content

Telemóveis perdidos dão recompensa

TrackitBack identifica equipamentos para recuperação em caso de perda.

A TrackitBack, já presente em vários continentes incluindo a Europa, está a preparar a sua instalação em Portugal e vem propor uma solução de combate à perda ou, eventualmente, ao roubo de telemóveis.

Aliás, na sua apresentação, a empresa afirma que «ao contrário do que a mayoría acredita, a maioria dos objectos não é roubada mas sim perdida». Acresce que «uma parte muito significativa nunca é devolvida ao legítimo dono por falta de identificação e por não haver uma forma conveniente de o fazer».

Ora, é aí que a TrackitBack se propõe intervir: os clientes afixam etiquetas nos seus objectos – numa variedade que não contempla somente telemóveis e vai desde skates a discos, passando por guarda-chuvas ou relógios – e registam-nos através do site da empresa (http://www.trackitback.com), sendo que cada etiqueta possui um código único. Quando um objecto é perdido, quem encontra vê na etiqueta a indicação para contactar a TrackitBack e a informação de que receberá uma recompensa.

A empresa assegura o processo de devolução do terminal ao legítimo dono e oferece uma oferta no valor de 30 euros a quem o encontrou, ao que o cliente poderá juntar uma oferta adicional em dinheiro.

A TrackitBack tem funcionamento permanente de 24 horas e todos os dias da semana, não cobrando honorários para recuperações nem devoluções. Apenas a adesão é paga.

Refira-se que a empresa justifica o serviço que oferece com o facto de ser perigoso marcar os objectos ou equipamentos com dados pessoais do proprietário, já que os mesmos poderiam ser utilizados contra o próprio.

A TrackitBack já está presente no Canadá, EUA, Austrália, Inglaterra e Irlanda, chegando agora a Portugal e também a Espanha.