Skip to main content

Telemóveis substituem cartão de crédito

Tendência acelerada por aliança japonesa.

A associação, que engloba desde a maior empresa japonesa de cartões de crédito JCB Co. Até aos operadores KDDI e Vodafone Japão, vai lancer as infra-estruturas do sistema chamado QUICPay, baseando-se no processador inteligente da Sony.

Os utilizadores dos cartões de crédito mais populares poderão utilizar o seu telemóvel para pagar bens e serviços em estabelecimentos equipados com um scanner QUICPay, sendo as compras facturadas juntamente com os restantes débitos na conta do cartão de crédito.

Recorde-se que o maior operador móvel japonês, a NTT DoCoMo, antecipou-se à concorrência e lançou o primeiro «wallet phone» no ano passado, tendo já vendido mais de cinco milhões de unidades. O operador anunciou, em Abril, ir investir na empresa emissora de cartões de crédito Sumitomo Mitsui Financial Group para lançar um serviço idêntio ao agora anunciado QUICPay.

A nova associação anunciada no país negou, por seu lado, que a iniciativa fosse uma reacção à estratégia da NTT DoCoMo e do Sumitomo Mitsui Card, afirmando-se aberta à participação de todos. Mas o que é certo é que o maior operador e a segunda maior emissora de cartões não fazem parte dos 39 membros.

A lista conta já com a Mastercard International Japan, UFJ Nikos e Toyota Motor Corp e deverá ser brevemente aumentada com mais 10 participantes, incluindo a Fujitsu Ltd.