Telemóveis sustentam rentabilidade da LG

Empresa divulgou contas do trimestre.

As vendas totais da LG Electronics no quarto trimestre de 2005 atingiram 5.218 milhões de euros, menos 5,2% no ano, devido ao valor do won coreano e à expansão da produção além-fronteiras, revelou a empresa. No entanto, foi registada uma subida de 2,7% no trimestre devido ao crescimento dos telemóveis e dos produtos display.

O lucro operacional atingiu os 178 milhões de euros, subindo 122,4% no ano mas decrescendo 24,6% no trimestre.

Exceptuando a área digital display, a rentabilidade aumentou no ano em todas as divisões mas, devido à sazonalidade e ao decréscimo do lucro na área de digital display, os lucros no trimestre decresceram devido ao declínio acentuado do preço, enquanto os lucros dos telemóveis aumentaram devido ao lançamento de novos produtos e das fortes vendas de telemóveis com tecnologia WCDMA.

No caso específico da área de Mobile Communication, as vendas da LG subiram 5,3% no trimestre para 2.261 milhões de euros, com 8,1% de margem operacional para 183 milhões de euros, o que representa uma subida de 70,2% em relação ao trimestre anterior.

As vendas de telemóveis subiram 6,9% para 2.069 milhões de euros, igualmente com uma margem operacional de 8,1% para 167 milhões de euros, o que significa uma subida de 60,7% em relação ao trimestre anterior.

O fornecimento de telemóveis com tecnologia CDMA cresceu 5% na Coreia, diminuiu 6% no estrangeiro e aumentou o preço médio de venda, gerando vendas de GSM para os operadores da América do Norte, Europa e mercados CIS.

O fornecimento de telemóveis com tecnologia WCDMA cresceu igualmente 86% no trimestre. «O sucesso do telemóvel CDMA ´black-label` e do novo slim 3G originaram um crescimento global da rentabilidade», destaca a empresa.

O fornecimento total aumentou cerca de 24% no ano, o que representa uma subida de 44.4 milhões de unidades para 54.9 milhões de unidades, e 5% no trimestre com uma subida de 15.5 milhões de unidades para 16.2 milhões de unidades.

Em 2006, as previsões da LG passam por alcançar um crescimento da rentabilidade através de telemóveis mega-hit e melhorar a rentabilidade dos produtos display.