Telemóveis vão substituir iPod

Bill Gates não tem dúvidas.

Bill Gates, em entrevista recente à imprensa alemã, apontou que «por melhor que a Apple seja, não acredito que o sucesso do iPod seja sustentável a longo prazo». E sustenta que «podemos fazer um paralelo com o que aconteceu nos computadores: a Apple era muito forte nesse ramo no passado, com o Macintosh e sua interface gráfica – como acontece hoje com o iPod -, mas depois perdeu a sua posição».

A Apple controla cerca de dois terços do mercado mundial de leitores de MP3 e vendeu mais de 5 milhões de iPods no último trimestre. Mas a empresa vem enfrentando uma concorrência crescente, não só de grupos como a Sony, cujo lendário Walkman dominou o mercado de áudio pessoal durante décadas, como também dos fabricantes de telemóveis que começaram a integrar leitores de MP3 nos seus terminais.

Pela sua parte, a Microsoft tem apostado no sistema operativo Windows Smartphone e tem contactos com 40 fabricantes de telemóveis, incluindo a Samsung. Mas, nos EUA, esses telemóveis têm perdido terreno para os BlackBerry, da Research In Motion, de que já foram vendidos 3 milhões de unidades.

Ainda assim, Bill Gates está confiante e diz que o seu concorrente directo do BlackBerry, o novo Windows Mobile 5.0, será mais barato. «Com o BlackBerry, é preciso um link para um servidor separado e isso custa dinheiro. Connosco, a função de email já vai estar integrada no software servidor», salienta.